metropoles.com

Brasil condena “nos mais fortes termos” ataques de Israel ao Líbano

Governo do Brasil condenou bombardeios de Israel contra áreas civis no Líbano e mostrou preocupação com ofensiva contra o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Houssam Shbaro/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida de edifício destruído após bombardeio em Beirute, capital do Líbano - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de edifício destruído após bombardeio em Beirute, capital do Líbano - Metrópoles - Foto: Houssam Shbaro/Anadolu via Getty Images

O governo do Brasil condenou, “nos mais fortes termos”, os recentes bombardeios de Israel contra áreas civis no Líbano. O posicionamento foi divulgado nesta segunda-feira (23/9), horas após uma nova ofensiva israelense contra o Hezbollah deixar 492 pessoas mortas.

Em nota, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda expressou preocupação com a iminente ofensiva de Israel ao território libanês, e pediu que os lados envolvidos na recente escalada de violência na região cessem as ofensivas.

“O Brasil renova o apelo às partes envolvidas para que cessem, imediatamente, os ataques, de forma a interromper a preocupante escalada de tensões, que ameaça conduzir a região a conflito de amplas proporções, com severo impacto negativo sobre populações civis”, diz um trecho do comunicado.

A nota do Itamaraty diz que o Brasil “também deplora declarações de autoridades israelenses em favor de operações militares e da ocupação de parte do território libanês e expressa grave preocupação ante exortações do governo israelense para que civis libaneses evacuem suas residências naquelas regiões”.

Nessa segunda-feira (23/9), Israel iniciou uma grande ofensiva contra o Líbano, mirando alvos do Hezbollah que operam no país. Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, ambos os lados trocam agressões na fronteira. 

Os ataques resultaram em 492 mortes, sendo 35 crianças e 58 mulheres. Mais de 1,6 mil pessoas ficaram feridas durante a ação.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?