metropoles.com

Brasil cai em ranking de percepção da corrupção em 2019

País teve a mesma nota de 2018, segundo a Transparência Internacional. Com a pontuação, fica atrás de Uruguai, Chile e Argentina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NILTON FUKUDA/ESTADAO
corrupção
1 de 1 corrupção - Foto: NILTON FUKUDA/ESTADAO

O Brasil caiu uma posição no ranking que mede a percepção da corrupção, divulgado pela Transparência Internacional, na madrugada desta quinta-feira (23/01/2020). O país está no 106º lugar, de um total de 180 nações avaliadas.

O Brasil ficou com a nota 35, a mesma de 2018 e a pior desde 2012. Com isso, o país fica atrás de Uruguai, na 21ª posição, Chile, na 26ª, e Argentina, com a 66ª.

De acordo com o relatório da Transparência Internacional, para os brasileiros a “interferência política” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em órgãos de fiscalização, como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), atrapalham o combate à corrupção no país.

Também foram apontadas como retrocesso no combate à corrupção a indicação de um procurador-geral da República fora da lista tríplice e as substituições na direção da Polícia Federal.

Além disso, outro destaque negativo do relatório é a decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a paralisação de investigações em processos que envolvam o uso de dados sigilosos, levantados por órgãos de controle, sem a autorização da Justiça.

Segundo o relatório, a corrupção no Brasil “ainda é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento econômico e social”.

“Após as eleições de 2018, que foram profundamente influenciadas por acentuada narrativa anticorrupção por parte de diversos candidatos, o Brasil passou por uma série de retrocessos em seu arcabouço legal e institucional anticorrupção”, completou a entidade no documento.

O ranking é produzido com base em 13 diferentes fontes de dados. Quanto menor o índice — que vai de zero a 100 —, maior a percepção de corrupção de um país. A média entre os 180 países ficou em 43 pontos, sendo que dois terços tiveram pontuação inferior a 50.

No relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01/2020), os primeiros lugares ficam com Dinamarca (87 pontos), Nova Zelândia (87) e Finlândia (86).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?