metropoles.com

Brasil cai 10 posições e ocupa 116ª posição no ranking mundial da paz

Nicarágua foi o país que mais desceu de nível. Países europeus estão entre os mais pacíficos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EDNILSON AGUIAR/O LIVRE
arma52
1 de 1 arma52 - Foto: EDNILSON AGUIAR/O LIVRE

O Brasil caiu dez posições no Índice Global da Paz 2019 e passou a ocupar a 116ª colocação no ranking mundial. A 13ª edição do relatório, divulgado nesta quarta-feira (12/06/2019) em Londres, capital da Inglaterra, e elaborado pelo Instituto para Economia e Paz, também mostrou que a Nicarágua foi o país que mais piorou o seu nível de paz no ano passado, passando para 120ª posição de 163 países listados.

Com a queda de dez posições, o Brasil ocupa a classificação de “risco médio à paz”. O relatório ainda aponta que nove dos indicadores do Brasil tiveram queda acentuada. O país aparece entre os dez países com as maiores taxas de homicídio, sem perspectiva de melhora. Segundo o relatório, o custo econômico da violência no Brasil, incluindo gastos diretos e indiretos, superou os US$ 297 bilhões (equivalente a R$ 1,15 trilhão) em 2018 – o mesmo que o governo pretende economizar no prazo de dez anos com a reforma da Previdência.

Na América Latina, o destaque negativo foi mesmo a Nicarágua. O país enfrenta uma onda de repressão e manifestações contra o regime de Daniel Ortega. Honduras, Venezuela e Cuba também apresentaram quedas.

Top 5
De acordo com o estudo, quatro dos cincos países mais pacíficos estão na continente europeu. Além da Nova Zelândia, que ocupa a segunda posição e se situa na Oceania, Islândia (1ª), Portugal (3ª), Áustria (4ª) e Dinamarca (5ª) estão no alto do tabela do Índice da Paz.

No outro extremo, os países menos pacíficos estão majoritariamente no Oriente Médio. Em ordem, são eles: Iraque, Iêmen, Sudão do Sul, Síria e Afeganistão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?