metropoles.com

Brasil avalia nova restrição de fronteira em reunião interministerial

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a restrição a países europeus não é avaliada no momento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ilustração colorida de coronavirus COVID-19 - Metrópoles
1 de 1 Ilustração colorida de coronavirus COVID-19 - Metrópoles - Foto: Getty Images

O gabinete interministerial responsável por discutir novas restrições de fronteira se reúne nesta terça-feira (30/11). Coordenado pela Casa Civil, o grupo é composto pelos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na pauta, está a avaliação sobre incluir ou não novos países na lista de restrições e fechamento de fronteiras. As medidas buscam conter o avanço da variante Ômicron da Covid-19, identificada pela primeira vez na África do Sul.

Nesta terça-feira (30/11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que não há intenção de restringir o acesso de passageiros europeus, onde a variante já foi identificada. “Vamos analisar caso a caso e essa questão será discutida lá, depois nós teremos uma informação mais concreta para a população brasileira”, disse.

De acordo com o ministro, Angola solicitou que os passageiros vindos do país não sejam impedidos: “Eles colocam em consideração a questão epidemiológica do país deles, que eles têm sido rigorosos em relação à questão da testagem”

Até o momento, o Brasil já fechou as fronteiras para seis países africanos: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A medida foi anunciada na última sexta-feira (26/11) pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Marcelo Queiroga destacou a importância da testagem, além da exigência de vacinação. “O passaporte da vacina não é salvo-conduto que assegura que os indivíduos não transmitam o vírus”, argumentou. “É um pacote de critérios que têm que ser avaliados. Potencializar a questão da testagem, reforçar a testagem é importante”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?