metropoles.com

Brasil avalia alternativas para doações à Venezuela, diz Denarium

O planejamento incluía a PRF e a PM como responsáveis pela escolta de segurança dos caminhões até a fronteira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
Antônio Denarium_governador eleito e interventor em RR
1 de 1 Antônio Denarium_governador eleito e interventor em RR - Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

A decisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de fechar a fronteira com o Brasil, a partir de hoje (21/2) à noite, pode alterar os planos de entrega da ajuda humanitária prevista para sair de Roraima em direção ao país vizinho. Porém, o governador de Roraima, Antonio Denarium, acredita que existam alternativas para garantir que a ajuda humanitária, preparada pelo Brasil, chegue aos venezuelanos. Uma das hipóteses envolve a vasta fronteira entre os dois países.

“Se os caminhões não conseguirem ultrapassar a fronteira, acredito que essa ajuda humanitária possa ser feita no próprio Brasil. [As pessoas] atravessariam porque a fronteira é seca. São 1,8 mil quilômetros de fronteira, não acredito que isso será empecilho fazer a distribuição”, disse o governador à Agência Brasil.

No anúncio, Maduro diz que fechará a fronteira a partir das 20h (21h de Brasília) desta quinta-feira. Até o início do dia de hoje, o plano do governo brasileiro, coordenado pelo Itamaraty, era carregar os caminhões venezuelanos com alimentos e remédios em Boa Vista no sábado (23) e escoltá-los até Pacaraima (Roraima).

O planejamento incluía a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar como responsáveis pela escolta de segurança dos caminhões até a fronteira. Mas os governos federal e estadual podem rever a estratégia de entrega da ajuda humanitária.

O governo brasileiro havia anunciado na última terça-feira (19) a decisão de enviar ajuda à Venezuela. A ação é uma cooperação com os Estados Unidos e a Colômbia, que também pretendem enviar mantimentos, a pedido do opositor de Maduro, e presidente autoproclamado do país, Juan Guaidó.

O presidente interino Juan Guaidó prepara para sábado (23) um grande evento de distribuiçãod e ajuda humanitária. Nesta data completa um mês que ele se autoproclamou “presidente encarregado”. Para o Brasil e vários outros países, incluindo os Estados Unidos, Guaidó é o presidente legítimo da Venezuela.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?