metropoles.com

Brasil atingiu recorde de 5 mil mortes por tuberculose em 2021

Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (24/3) compromisso de eliminação da tuberculose no país até o ano de 2030

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Fachada do Ministério da Saúde - Metrópoles
1 de 1 Fachada do Ministério da Saúde - Metrópoles - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançou nesta sexta-feira (24/3) a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose. Em 2021, o país bateu o recorde negativo de mortes pela doença: foram 5 mil óbitos, de acordo com a pasta.

No Brasil, a tuberculose é a primeira causa de morte de pessoas que vivem com HIV/Aids, de acordo com o ministério.  “[A tuberculose] continua a ser a segunda doença infecciosa que mais mata do mundo. Friso: ainda. Temos ferramentas para prevenção, diagnóstico e capacidade de ter tratamento. Por isso é lamentável que persista como problema de saúde pública”, destacou a ministra.

A doença atinge, de acordo com a pasta, principalmente as chamadas populações mais vulneráveis: pessoas em situações de rua, indígenas, refugiados, pessoas vivendo com HIV/Aids e pessoas privadas de liberdade.

O ministério anunciou, também, o compromisso de eliminar a doença até 2030. “Não estamos falando aqui de erradicação. Doenças que não têm vacina a gente elimina como problema de saúde publica, mas não erradica”, esclareceu Draurio Barreira Cravo, diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi).

Em 2022, o país registrou 78 mil casos da doença, aumento de 4,9% em relação à 2021. As informações são do novo Boletim Epidemiológico. Como ações prioritárias, o ministério pretende reduzir o coeficiente de incidência de tuberculose em 90%, além de reduzir o número de mortes em 95%, com medidas como o aumento da cobertura vacinal da BCG e a ampliação do acesso ao diagnóstico e prevenção por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Acompanhe a cerimônia:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?