metropoles.com

Brasil aplicou 1ª dose da vacina em 25% de sua população adulta

Até esta quarta-feira (19/5), 40.365 milhões de pessoas haviam tomado ao menos a primeira dose de um dos imunizantes contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles
Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação contra Covid-19 em pessoas com comorbidades e gestantes no estacionamento 13 do Parque da Cidade - Foto: Gustavo Alcântara/Especial Metrópoles

Uma em cada quatro pessoas acima dos 18 anos no Brasil já tomou a primeira dose das vacinas disponíveis contra o coronavírus, o equivalente a 40,3 milhões dos 160,9 milhões de indivíduos pertencentes a esta faixa etária, segundo dados do IBGE. Já entre os imunizados, isto é, que tomaram as duas doses, o total é menor. São 19,9 milhões de brasileiros adultos, cerca de 12,4%.

As informações foram levantadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nos dados do consórcio de imprensa*. O balanço inclui todas as informações divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde até as 20h desta quarta-feira (19/5).

Desde 17 de janeiro deste ano, o país conseguiu aplicar 60.274.649 doses dos imunizantes disponíveis. O ritmo de vacinação, no entanto, vem diminuindo nos últimos dias com a falta de insumos para a produção de novas vacinas.

Levantamento feito pelo Metrópoles, com base nos dados coletados pelo consórcio, indica que média móvel de vacinação caiu 34,6% em 19 dias, desde o pico da média móvel diária de aplicação de doses, alcançado em 29 de abril.

Veja, no gráfico a seguir, o histórico de aplicações das vacinas no país:

Para Brigina Kemp, epidemiologista e membro do Observatório Covid-19 BR, a comemoração dos números de vacinados é tardia. “Devemos comemorar, mas precisamos lamentar que tenhamos só isso. Já deveríamos ter vacinado muito mais”, afirma.

Ao assumir o cargo de ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que pretendia vacinar cerca de 1 milhão de brasileiros por dia, com o intuito de acelerar a proteção da população. A meta, contudo, foi cumprida em apenas 14 dos 58 dias de sua gestão.

Brigina alerta que o país segue com o desafio de conferir a imunização completa para os grupos prioritários. E isso só acontece com a aplicação de duas vacinas, conforme apontado por estudos clínicos das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, únicas utilizadas no país até o momento.

Sem a 2ª dose

Na última pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 1.142 municípios brasileiros ficaram sem a segunda dose de imunizantes entre os dias 10 e 13 de maio. Foram ouvidos gestores de 3.051 municípios do país.

A especialista ressalta que a falta de aquisição de vacinas e estimativas populacionais defasadas acabam gerando desigualdade da imunização no país.

“Com poucas vacinas e com as estimativas baixas (na projeção da população, por conta da falta do Censo Demográfico), muitos lugares ficaram com doses sobrando, enquanto outros não conseguem aplicar em toda a faixa populacional estimada”, conclui.

* O consórcio de imprensa é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?