Brasil tem alerta de ventania e temporais de até 100 mm. Veja onde
Parte central do Brasil deve ser a mais atingida a partir do estado do Tocantins
atualizado
Compartilhar notícia
Parte da porção central do Brasil está sob alerta de chuvas intensas. O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Podem ocorrer ventos fortes e o acumulado de chuva chegar a até 100 milímetros por dia (mm/dia).
Podem ser afetados no todo ou em parte os estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
O alerta de temporais emitido pelo Inmet foi classificado com perigo, o que corresponde à cor laranja e ao segundo maior grau de perigo. A atenção, conforme o Inmet, é requerida até as 10h da terça-feira (12/11).
Pelo alerta do Inmet, são previstas chuvas de 30 a 60 milímetros por hora (mm/h), mas o acumulado diário pode alcançar os 100 mm. Os ventos que podem vir a ocorrer são considerados intensos, alcançando até 100 quilômetros por hora (km/h).
As chuvas intensas também têm alerta. Neste caso, de cor amarela, que é mais brando do que o laranja. O período de validade também é até 10h da terça. Além dos estados acima, esse aviso também vale para Ceará, Pernambuco, Mato Grosso e Distrito Federal.
Conforme a meteorologia, no caso do alerta amarelo de chuvas intensas, pode haver precipitação de 20 a 30 mm/h alcançando o acumulado diário de até 50 mm. Os ventos esperados são com velocidade de 40 a 60 km/h.
A orientação do Inmet é para que, no caso das rajadas de vento, as pessoas se protejam, pois há risco de descargas elétricas, quedas de torres de transmissão e de propaganda.