metropoles.com

Brasil acima dos 40ºC: saiba como se proteger das altas temperaturas

Alerta do Inmet indica que diversas regiões do Brasil devem enfrentar altas temperaturas nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metropoles
Cariocas aproveitam calor intenso na cidade pra se refrescar na praia de Ipanema, Rio de Janeiro Inmet
1 de 1 Cariocas aproveitam calor intenso na cidade pra se refrescar na praia de Ipanema, Rio de Janeiro Inmet - Foto: Aline Massuca/Metropoles

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para altas temperaturas ao longo desta semana em diversas regiões do Brasil. O calor extremo pode trazer riscos à saúde de pessoas, principalmente aquelas que estão em situação de vulnerabilidade. Especialistas ouvidos pelo Metrópoles indicam como se proteger e se hidratar durante os dias mais quentes.

As temperaturas podem ultrapassar os 42ºC em algumas cidades. O alerta do Inmet vale para as regiões Centro-Oeste, Norte e o interior de São Paulo. A situação deve se agravar na sexta-feira (22/9).

Confira como ficará a temperatura entre segunda-feira (18/9) e sábado (23/9):

Foto colorida mostra altas temperaturas no Brasil - Metrópoles

As altas temperaturas marcam o final do inverno e o começo da primavera, que se instaura no dia 23 de setembro e vai até 22 de dezembro de 2023, antecedendo o início do verão.

Pessoas em situação de vulnerabilidade

O calor pode trazer risco a saúde de toda a população, mas pessoas em situação de vulnerabilidade são mais sensíveis aos recordes de temperatura.

São mais sensíveis ao calor:

  • Crianças nos primeiros anos de vida;
  • Idosos;
  • Portadores de doenças crônicas, como hipertensão, arritmia, respiratórias, renais, diabetes, alcoolismo e obesos;
  • Pessoas acamadas;
  • Pessoas com transtornos mentais.

Danos à saúde

O calor extremo pode afetar o funcionamento do organismo humano, causando mal-estar e sensação de fraqueza. “Para que isso não ocorra o nosso corpo, através do hipotálamo, tem que fazer o controle da temperatura eliminando o calor através do suor. Nessa situação, é fundamental se hidratar profundamente com água e sucos naturais, refrigerantes, cervejas e energéticos não são válidos”, destaca o médico Gustavo Martins.

Ricardo Mourilhe, cardiologista dos hospitais Samaritano Barra e Vitória, reforça que além da água natural, as pessoas mais sensíveis ao calor também podem consumir isotônicos para repor os nutrientes perdidos.

“Hidratação é com água e isotônicos, porque quando você bebe água, água pura, você não está repondo os eletrólitos que você perde no suor. Então os isotônicos acabam sendo mais saudáveis. Por exemplo, a água de coco é um ótimo isotônico e te mantém bastante hidratado”, afirma Ricardo Mourilhe.

O médico Gustavo Martins salienta ainda que além de se hidratar, as pessoas devem usar roupas mais leves e se proteger do Sol, principalmente nos horários mais quentes do dia, entre 10 e 16h.

“As pessoas devem evitar os horários mais quentes do dia e devem comer comidas leves. E qualquer sinal de dor de cabeça, vômito, sensação de tontura, desmaio e mal estar procurar atendimento médico para que esteja corretamente diagnosticado e prontamente tratado”, completa Gustavo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?