Bombeiros resgatam jiboia arco-íris em GO. Entenda coloração da cobra
Jiboia foi encontrada por funcionários na porta de uma loja em Caldas Novas. Animal não estava ferido e foi solto na natureza
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Pouco conhecida, uma jiboia do tipo arco-íris foi encontra por funcionários de uma empresa em Caldas Novas, no sul goiano. O animal, resgatado pelo Corpo de Bombeiros, impressionou por ser colorido.
De acordo com a corporação, o resgate ocorreu nessa segunda-feira (6/2), por volta das 22h. A cobra tem cerca de 1,2 metro, não estava ferida e acabou solta na natureza. Conforme os bombeiros, a jiboia estava em um local próximo a um brejo, em cima de um coqueiro.
Cobra colorida
O brilho intenso e as cores vivas são características que chamam a atenção para as curiosas jiboias-arco-íris, serpentes da família Boidae, a mesma família pré-histórica das sucuris. O fenômeno é conhecido como irisdecência.
De acordo com o Guia Animal, componentes cristalinos (cristais de guanina) se acumulam nas escamas da serpente, funcionando como um prisma que absorve a luz do raio solar em diferentes cores do arco-íris. Inclusive, isso faz jus ao famoso nome da jiboia arco-íris, especialmente pelo fenômeno ser comparado com a formação do próprio arco-íris.
A arco-íris tem origem no território brasileiro e essa subespécie pode ser encontrada especialmente na região Amazônica, mas em outras regiões fora do Brasil também. Em Goiás, o animal é raro.
A cobra não é peçonhenta e se alimenta de pequenos mamíferos, como roedores e anfíbios. O especialista disse ainda que o fato de ela ficar colorida no sol facilita para que ela se proteja de alguns predadores.