Bombeiros resgatam 9ª vítima e dão por encerrada operação no CE
Como resgate de mais um corpo, militares e civis empenhados na ação fizeram momento de silêncio e homenagearam as vítimas com flores
atualizado
Compartilhar notícia
A equipe do Corpo de Bombeiros do Ceará resgatou, neste sábado (19/10/2019), o corpo da 9ª vítima do desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza. Sete pessoas foram encontradas com vida e, ao todo, nove não resistiram. Desta forma, os bombeiros deram por finalizada as operações de resgate por sobreviventes ou cadáveres sob os escombros do prédio de sete andares, na capital cearense. “Graças ao bom Deus resgatamos com vida sete pessoas. Com isso declaramos encerrada a operação de resgate no edifício”, afirmou Eduardo Holanda, comandante da operação.
A identidade da nona pessoa morta não havia sido revelada pela corporação até a última atualização desta reportagem. Porém, a única pessoa que seguia desaparecida era a síndica do condomínio, o que leva a crer que o corpo seja de Maria das Graças Rodrigues, 53 anos.
Também neste sábado, os bombeiros encontraram o corpo de José Eriverton Laurentino Araújo, 44. Cuidador de idosos, ele trabalhava para Vicente de Paula e Izaura MKarques Menezes, mortos na tragédia.
Após o resgate do nono corpo, bombeiros fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos falecidos. Flores foram distribuídas entre familiares e voluntários, que, durante os últimos dias, acompanharam toda a operação de perto.
Segundo informações repassadas pela Prefeitura de Fortaleza, o prédio que desabou foi construído de maneira irregular. O edifício Andrea não constava nos registros oficiais da administração municipal. Até 1977, havia uma casa no lugar.
Os moradores informaram, após o desabamento, que a estrutura estava em obras. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) confirmou ter sido notificado de que o edifício passaria por manutenção.
Novo vídeo divulgado neste sábado mostra os responsáveis pela obra no edifício Andrea deixando o prédio logo após o desabamento, ocorrido na última terça-feira (15/10/2019). Nas imagens, o engenheiro, identificado como Carlos, sai do local em meio a uma nuvem de poeira enquanto fala ao telefone e leva as mãos à cabeça.