metropoles.com

Bolsonaro volta a anunciar ida da Fórmula 1 ao Rio de Janeiro

Pouco menos de dois meses após falar que o GP sairia de São Paulo, o presidente reafirmou nesta segunda que a prova vai para o RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FREDERIC LE FLOCH/FOX PRESS PHOTO/AE
GP do Brasil de F1
1 de 1 GP do Brasil de F1 - Foto: FREDERIC LE FLOCH/FOX PRESS PHOTO/AE

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, na tarde desta segunda-feira (24/06/2019), que negocia a permanência da Fórmula 1 no Brasil, mas com a realização do Grande Prêmio (GP) no Rio de Janeiro, a partir de 2021. No início de maio, ele havia dito que a prova iria para o Rio já em 2020 – mas foi desmentido pelos organizadores da etapa em Interlagos (SP).

Bolsonaro afirmou que a mudança tem como objetivo manter o evento no país, mas se confundiu: “Ninguém está tirando a Fórmula 1 de São Paulo. Ela está permanecendo no Brasil”.

“Seria isso ou a saída do Brasil. Então, a gente entrou num acordo com o senador, nosso governador, com o prefeito Crivella, com o senhor Chase também. Praticamente 99% de chance ou mais de termos a Fórmula 1 no Rio de Janeiro em 2021”, disse o presidente.

O anúncio foi feito ao lado do diretor da Fórmula 1, o americano Chase Carey, no Salão Leste do Palácio do Planalto. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o filho do presidente Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) também estavam presentes.

Igo Estrela/Metrópoles

Carey, por sua vez, evitou confirmar a transferência do GP. Disse apenas que os realizadores buscam um lugar ideal para o campeonato, que não se resuma apenas a uma boa pista.

“Nós já temos mais de 1 bilhão de torcedores em todo o mundo. O que queremos é transformar as cidades onde são realizadas nossos campeonatos em cidades que sejam ímãs para visitantes”, explicou.

Witzel disse que, nessa negociação, há colaboração do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e da Câmara de Vereadores, além do apoio do senador Flávio Bolsonaro. “Um projeto muito importante para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro”, declarou.

“Ele tem que pensar no Brasil”

Segundo o presidente, a expectativa de público no Rio de Janeiro é de 130 mil pessoas, mais do que o dobro do registrado atualmente em São Paulo. Bolsonaro negou possível desavença com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de quem é aliado, sustentando que a prioridade é “manter a Fórmula 1 no Brasil”.

“Ele tem que pensar no Brasil, não no seu estado. Melhor ficar no Rio do que não ficar em lugar nenhum”, alegou Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?