Bolsonaro vai conversar “sem rusgas” com EUA sobre navios iranianos
O presidente comentou que conversa deve acontecer ainda nesta sexta-feira (26/07/2019) ou, no máximo, até segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que pretende conversar com os Estados Unidos “sem criar qualquer rusga” sobre os navios iranianos atracados no Paraná à espera de reabastecimento. Na saída do Palácio da Alvorada, nesta sexta-feira (26/07/2019), ele comentou ainda que o diálogo deve acontecer até esta segunda-feira (29/07/2019).
“Espero que nas próximas horas, ou até no máximo segunda-feira, a gente resolva esse problema sem criar qualquer rusga com os Estados Unidos”, disse.
Dois navios da empresa Eleva Química, chamados Bavand e Termeh, vieram ao Brasil para entregar ureia e fazer a troca comercial com milho brasileiro, devendo retornar ao Irã com o produto. Porém, as embarcações foram impedidas pelos EUA desde o início de junho. Bolsonaro adiantou que o governo está em contato com a embaixada para tratar do assunto.
Nessa quarta-feira (24/07/2019), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rejeitou um recurso da estatal que pedia pela reversão da decisão judicial que a obrigava a abastecer dois navios. Dessa forma, não há outra opção para a Petrobras a não ser levar combustível às embarcações.