Bolsonaro vai ao Congresso nesta 4ª para acompanhar exposição do 5G
Digital Day vai ter exposições das aplicações da nova tecnologia 5G Standalone. Evento é organizado pelo Ministério das Comunicações
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participa nesta quarta-feira (5/5) da exposição Digital Day, que contará com demonstração das aplicações práticas do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil.
A exibição, prevista para ocorrer inicialmente no Palácio do Planalto, será feita no Salão Negro do Congresso Nacional e ficará aberta até sexta-feira (7/5). O evento terá estandes das grandes empresas que vendem tecnologia 5G, como Huawei, Nokia e Qualcomm.
Às 10h, no Palácio do Planalto, Bolsonaro e ministros participam, da abertura da Semana das Comunicações, iniciativa da pasta comandada por Fabio Faria, em alusão ao Dia Nacional das Comunicações, celebrado neste 5 de maio. Às 11h, o presidente se desloca ao Congresso para visitar as exposições feitas pelas empresas de tecnologia.
Além de possibilitar a milhões de brasileiros acesso à internet mais rápido e estável, a chegada da 5ª geração da internet ao Brasil vai auxiliar a indústria, a telemedicina e o agronegócio e efetivar a chamada “internet das coisas”.
Leilão do 5G
Em fevereiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital para o leilão de frequências do 5G. O documento está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o certame ocorra ainda no primeiro semestre de 2021.
No documento, não há nada que exclua a Huawei da possibilidade de integrar os negócios no Brasil. Ainda assim, integrantes da ala ideológica do governo Bolsonaro apresentam resistência à participação da empresa no leilão do 5G.
Países como Austrália, Reino Unido, Japão e Suécia já excluíram a Huawei das negociações alegando a falta de segurança.
Os chineses têm negado as acusações dos americanos e dizem que não há nenhuma prova de que a Huawei ofereça qualquer risco à segurança dos dados. A empresa chinesa é responsável por 45% da rede de telefonia do país e atualmente opera na modalidade em países como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Suíça, Alemanha, Coréia do Sul e China.
Exposições
O foco do Digital Day está nas inovações e aplicações do 5G para uso industrial. Entre as experiências que os participantes vão encontrar está uma simulação em tempo real de como o 5G pode revolucionar o setor de saúde no Brasil.
A chamada ‘e-Saúde 5G’ vai integrar hospitais de forma que equipes médicas poderão contar com câmeras, equipamentos e robôs para acompanhar todos os procedimentos realizados com os pacientes.
Os visitantes do evento também terão a oportunidade de saber como é ser recepcionado por robôs e poderão ver o funcionamento de veículos automatizados guiados, dispositivos que já são utilizados para transporte de carga em centros de distribuição no Brasil.
As experiências vão mostrar ainda aplicações do 5G que vão impactar inúmeros setores da economia, como agricultura, com drones para mapear produções, e mineração, com escavadoras manobradas à distância, por exemplo.