metropoles.com

Bolsonaro usa caso de Queiroga para questionar eficácia da Coronavac

O presidente afirmou que “nunca viu o ministro da Saúde sem máscara” e, mesmo após ter sido imunizado, “ele está infectado”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Cerimônia do Prêmio Marechal Rondon de Comunicações conta com a presença do presidente bolsonaro, lira e pacheco 7
1 de 1 Cerimônia do Prêmio Marechal Rondon de Comunicações conta com a presença do presidente bolsonaro, lira e pacheco 7 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na live que faz todas as semanas nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar, nesta quinta-feira (23/9), a vacina Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan –, contra a Covid-19. Segundo ele, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tomou duas doses do imunizante e mesmo assim está infectado.

“Estão vendo agora o ministro Queiroga, que tomou as duas doses da Coronavac e está infectado? Vivia de máscara e está infectado. Você pode atrasar, mas dificilmente você vai evitar”, disse o presidente, sobre a chance de contrair a doença.

Bolsonaro também disse que questionou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o isolamento imposto a ele e à comitiva que o acompanhou após o retorno de Nova York (EUA), onde participaram da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

O presidente ressaltou que estaria nesta sexta-feira no Paraná, mas teve que cancelar a agenda porque a agência recomendou que ele ficasse de quarentena. Ele, então, teria contestado a orientação dor órgão: “Até quem tá vacinado tem que estar de quarentena? Vocês não acreditam na ciência?”, contou.

O presidente voltou a criticar o passaporte da vacina, medida já adotada por várias cidades brasileiras, como São Paulo. E usou Queiroga  a Coronavac novamente como exemplos.

“Se o Queiroga tivesse ficado no Brasil, no Rio, em Copacabana… Lá tem que ter o cartão de vacina. Ele poderia circular por lá, tomar Coca-Cola, comer umas batatas fritas. Eu [fazendo referência ao fato de que ainda não se vacinou] não poderia. E como é que fica isso aí?”, perguntou.

Veja como foi a live:

Bolsonaro cumpre isolamento no Palácio da Alvorada, depois de ter tido contato com Queiroga, que foi diagnosticado na terça-feira (21/9) com Covid-19, na participação na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Após Queiroga testar positivo para a doença, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou, na quarta-feira (22/9), ofício à Casa Civil da Presidência da República recomendando isolamento aos integrantes da comitiva presidencial que estiveram em Nova York nos últimos dias.

A recomendação da agência é de isolamento de 14 dias para todos que tiveram contato com o ministro. O Planalto, contudo, afirmou que os integrantes da comitiva, incluindo Bolsonaro, seriam testados neste fim de semana, e deixariam o isolamento assim que os resultados saírem.

Assintomáticos

O secretário de Comunicação da Presidência, André Costa, informou que o presidente e a comitiva que o acompanhou na viagem estão assintomáticos e serão submetidos, no fim de semana, a testes RT-PCR para detectar se foram infectados pela Covid-19.

Depois da recomendação de isolamento, o presidente adotou uma agenda virtual. Nesta quinta pela manhã, ele participou, por videoconferência, da cerimônia de recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, por mais dois anos.

9 imagens
Maicon, Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes na live semanal - ReproduçãoInstagram
Presidente Jair Bolsonaro diz que briga é contra Barroso
1 de 9

O presidente Jair Bolsonaro durante live semanal de 9 de setembro

Reprodução/Canal de Jair Bolsonaro no YouTube
2 de 9

Reprodução
3 de 9

Reprodução
4 de 9

Maicon, Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes na live semanal - ReproduçãoInstagram

Maicon, Bolsonaro e o ministro Marcos Pontes na live semanal - ReproduçãoInstagram
5 de 9

Reprodução
6 de 9

Presidente Jair Bolsonaro diz que briga é contra Barroso

Reprodução
7 de 9

Reprodução
8 de 9

Vitor Hugo e Bolsonaro, durante live do presidente

Reprodução
9 de 9

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?