metropoles.com

Bolsonaro sobre coronavírus: “Não há motivo para pânico”

Em pronunciamento oficial, presidente destacou atuação do Ministério da Saúde para conter avanço da doença no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Carolina Antunes/PR
Jair Bolsonaro grava comunicado sobre coronavírus
1 de 1 Jair Bolsonaro grava comunicado sobre coronavírus - Foto: Carolina Antunes/PR

Em pronunciamento oficial nesta sexta-feira (06/03), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o “momento é de união” para lidar com a crise do coronavírus no Brasil e pregou calma à população. “O momento é de união. Ainda que o problema possa se agravar, não há motivo para pânico”, garantiu.

No comunicado, ele destacou que o Ministério da Saúde vem transmitindo “informações diárias e transparentes” aos estados e municípios para que eles coordenem o atendimento à população e prestem informações técnicas para auxiliar na prevenção e orientar as medidas que devem ser tomadas para lidar com a doença.

“Determinei ações que ampliam o atendimento em postos de saúde e reforço aos nossos hospitais e laboratórios”, acrescentou o presidente.

Bolsonaro decidiu se pronunciar sobre o coronavírus depois de o Ministério da Saúde atualizar o número de casos confirmados e suspeitos da doença no Brasil. Ao todo, são 13 confirmações – 10 no estado de São Paulo e os demais no Rio de Janeiro, Espírito Santo e na Bahia.

Além disso, a pasta investiga 768 casos suspeitos. Outros 480 já foram descartados desde o início do monitoramento.

Também nesta sexta, ao comentar os casos identificados no país, Bolsonaro disse que a “melhor maneira de evitar o problema é não entrar em pânico e seguir as orientações”. “Iríamos passar por isso mais cedo ou mais tarde”, admitiu.

Leia a íntegra do comunicado:

“Boa noite,

O mundo enfrenta um grande desafio. Nos últimos meses, surgiu um vírus novo contra o qual não temos imunidade. Os casos se iniciaram na China, mas o vírus já está presente em todos os continentes.
O Brasil reforçou seu sistema de vigilância em portos, aeroportos e unidades de saúde, e foi o primeiro país da América do Sul a lidar com a enfermidade. Desde então, transmitimos informações diárias transparentes em todos os estados e municípios, para que, cada um realize da melhor forma o atendimento à população.

O governo vem prestando orientações técnicas a todos os estados por intermédio do Ministério da Saúde. Os demais ministérios uniram esforços que, juntos aos demais Poderes, seguirão garantindo o funcionamento das nossas instituições até o retorno à normalidade.
Determinei ações que ampliam o funcionamento dos postos de saúde, bem como reforço em nossos hospitais e laboratórios.
Convoco a população brasileira, em especial, os profissionais de saúde, para que trabalhemos unidos e superemos juntos essa situação.

O momento é de união. Ainda que o problema possa se agravar, não há motivo para pânico. Seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de prevenção.

Que Deus nos proteja e abençoe o nosso Brasil”.

Assista ao pronunciamento:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?