Bolsonaro sobre as eleições nos EUA: “Espero que Trump seja reeleito”
Presidente brasileiro voltou a falar de sua preferência pelo republicano em relação a Joe Biden na votação norte-americana
atualizado
Compartilhar notícia
Em conversa com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, nesta quarta-feira (4/11), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse esperar a reeleição do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e destacou que o bom relacionamento com o republicano é prerrogativa do seu governo.
“Tirando [Michel] Temer, em governos anteriores não havia esse bom relacionamento. Tem gente incomodada com isso. Acham que eu deveria ser inimigo dos Estados Unidos ou criticar o governo americano e elogiar a Venezuela, Cuba e outros países aí que não têm nada de exemplo para nós, na América do Sul”, disse o presidente.
Bolsonaro afirmou todo mundo tem um preferido. “Minha preferência é clara e isso não é interferência. Tenho uma boa política com o Trump e espero que ele seja reeleito. O Brasil vai continuar sendo o Brasil, sem interferência”, disse Bolsonaro a um apoiador que perguntou se ele estava interferindo nas eleições norte-americanas.
O presidente ainda criticou o candidato democrata, Joe Biden, demonstrando insatisfação com comentários dele sobre a Amazônia. Para Bolsonaro, esses comentários representam tentativas de interferência no país.
“O candidato democrata, em duas vezes, falou sobre a Amazônia. É isso que você está querendo para o Brasil? Aí sim, uma interferência de fora para dentro”, disse.
Na madrugada desta quarta-feira (4/11), Trump dirigiu-se aos eleitores e anunciou vitória, embora pelo menos oito estados ainda não tenham finalizado a contagem dos votos, ou seja, não há a possibilidade de declarar um vencedor.
Trump listou os estados em que venceu, como a Flórida, colocou-se como vencedor de outros ainda indefinidos, como Wisconsin, e anunciou que irá à Suprema Corte para interromper a contagem de votos.