Bolsonaro se irrita com discussão entre Mario Frias e ministro do Turismo
Durante discussão, há duas semanas em gabinete no Palácio do Planalto, presidente Bolsonaro teve que mandar os dois “calarem a boca”
atualizado
Compartilhar notícia
Um bate-boca entre o ministro do Turismo, Gilson Machado, e o secretário especial de Cultura, Mario Frias, precisou da intervenção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Durante discussão, há duas semanas em gabinete no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo teve que mandar os dois “calarem a boca”. A informação é do O Globo.
Segundo a reportagem, a confusão, que aconteceu diante de diversos assessores, começou depois de Frias pediu diretamente a Bolsonaro mais autonomia para a Secretaria, que é subordinada ao Ministério do Turismo. A abordagem ao presidente teria incomodado Gilson Machado.
Frias pediu, entre outras coisas, que a secretaria tenha uma Consultoria Jurídica (Conjur) própria. Para ele, o Ministério do Turismo impede mudanças nas diretrizes propostas por ele.
Outra reinvindicação é que Frias passe a gerir os recursos da pasta que comanda. Atualmente, todos os gastos da Cultura precisam do aval do Turismo, incluindo viagens e eventos.
Procurados, nenhum dos dois se manifestaram.
Brigas anteriores
O desentendimentos entre Frias e Machado não é novidade para quem frequenta os corredores do Palácio. Os atritos entre os dois são frequentes desde que Marcelo Álvaro Antonio foi substituído, em dezembro do ano passado.
Frias já havia entrado em conflito com o ex-ministro do Turismo, também por mais autonomia. Na ocasião, conseguiu o comando da Funarte, Ancine, Fundação Palmares e Iphan.