Bolsonaro embarca dos Estados Unidos para o Brasil. Vídeo
O ex-presidente Jair Bolsonaro deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã desta quinta-feira (29/3)
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrou com apoiadores no Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida, Estados Unidos, durante embarque para viagem de retorno ao Brasil, na noite desta quarta-feira (29/3). As imagens foram feitas pelo repórter da CNN Leandro Magalhães.
O ex-presidente deve desembarcar em Brasília no início da manhã desta quinta-feira (30/3).
Bolsonaro viajou para os Estados Unidos dias antes do final do seu mandato e ficou hospedado na casa do ex-lutador de MMA José Aldo, em Orlando.
Veja vídeo:
Em uma fala rápida à CNN no aeroporto, Bolsonaro fez referência ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“É triste, mas teve gente foi enganada pelo socialismo. Espero que o Brasil não mergulhe no mesmo caminho. A Venezuela é o país mais rico do mundo em petróleo e era para ser um paraíso lá. Nós somos escravos de nossas escolhas”, afirmou o ex-presidente durante embarque.
Oposição ao governo Lula
O ex-presidente criticou o atual governo e destacou que fará oposição a Lula. “Eu fiquei quase três meses aqui, quase em silêncio, mas infelizmente o Brasil não vai bem. Os números mesmo dizem isso”, afirmou Bolsonaro.
“Levo alguma coisa para casa, sim. A gente não sabe o nosso futuro, não estou aposentado. Estou sem mandato, chego ao Partido Liberal amanhã e converso com o presidente e com alguns parlamentares. Vamos começar a nos organizar e se preparar para o Brasil viver o momento difícil que estamos vivendo”, complementou Bolsonaro sobre a oposição ao governo Lula.
O ex-chefe do Executivo declarou que não está aposentado e assegurou que pretende viajar pelo Brasil no máximo umas três vezes ainda este ano. Além disso, declarou que irá trabalhar durante as eleições municipais do ano que vem.
“Algumas coisas são páginas viradas para nós. Vamos, sim, começar a nos preparar para as eleições do ano que vem. Eu pretendo rodar pelo Brasil uma ou duas saídas por vez este ano, no máximo três, para a gente conversar com os nossos apoiadores”, destacou.
Joias não foram “surrupiadas”
Perguntado sobre as joias recebidas pelo governo dadas pelo regime da Arábia Saudita, Bolsonaro declarou que elas estão guardadas em um acervo, mas não irá informar o local por questões de segurança.
“Está à disposição, não está escondido, não foi surrupiado de lá. Mais da metade em volume nós já doamos, doamos para o órgão certo, Acervo Nacional e Biblioteca Nacional. […] Estão no meu acervo [as joias], agora perguntar onde é… eu não posso divulgar. Até eu estava aqui, por questão de segurança. Quando eu resolver de ter que entregar as joias na Caixa Econômica, serão entregues”, informou o ex-presidente.
Bolsonaro afirmou que, caso seja necessário entregar as joias à Caixa Econômica Federal, ele irá cumprir a determinação. “Está à disposição, não digo amanhã à tarde [a entrega das joias], porque chego de manhã. Tem que ir no acervo, pegar o material e no máximo até depois de amanhã a gente entrega, sem problema nenhum”, disse Bolsonaro.
O ex-presidente permaneceu nos Estados Unidos nos últimos três meses. Ao longo da sua estadia, se encontrou com empresários brasileiros e apoiadores.
Com a sua volta ao Brasil, Bolsonaro deverá assumir a presidência de honra do PL e receberá um salário de aproximadamente R$ 41 mil.