metropoles.com

Bolsonaro reúne primeiro escalão para debater crise na Venezuela

O presidente convocou às pressas a cúpula do Governo para avaliar alternativas mais rígidas a respeito do bloqueio imposto por Maduro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Bolsonaro Venezuela
1 de 1 Bolsonaro Venezuela - Foto: Marcos Corrêa/PR

Com o fechamento da fronteira com a Venezuela realizado na manhã desta sexta-feira (22/3), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), convocou de última hora ministros e secretários do Governo, além de governadores, para discutir a problemática direto do Palácio do Planalto. O objetivo foi debater alternativas mais rígidas a respeito do bloqueio imposto pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Foram convocados às pressas o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o secretário-geral do Itamaraty, Otávio Brandelli, e o  o governador de Roraima, Antonio Denarium (PSL).

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno – acompanhado de seu secretário-executivo, general Valério Stumpf -, o chefe da Secretaria de Governo, general Santos Cruz, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel, e o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, também estiveram presentes.

Para discutir as consequências do bloqueio, também foram convocados o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o chefe do Conjunto das Forças Armadas, brigadeiro Raul Botelho, e o secretário-executivo da Secretaria de Governo, Mauro Biancamano.

Substituto de Bebianno
O general Floriano Peixoto foi visto no encontro já no cargo de secretário-geral da Presidência, do qual está encarregado desde a última terça-feira (19/2), após a exoneração de Gustavo Bebianno. Além de Denarium, estiveram presentes o secretário do Governo de Roraima em Brasília, Carlos Augusto Andrade Silva, e seu secretário-adjunto, coronel José Eduardo Gondim Filho.

Na agenda oficial de Bolsonaro, estava confirmada para as 15h outra reunião sobre assunto diferente ao da Venezuela. Porém, a mudança foi repentina e sem aviso prévio por parte da assessoria. A expectativa é que decisões mais rígidas sobre o bloqueio da fronteira sejam decididas no encontro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?