metropoles.com

Bolsonaro responsabiliza Marina por processo de importunação a baleia

Bolsonaro prestou esclarecimentos na PF nesta terça-feira (27/2) sobre o inquérito que investiga importunação contra uma baleia jubarte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Bolsonaro é homenageado em ginásio lotado de Luziânia - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro é homenageado em ginásio lotado de Luziânia - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responsabiliza Marina Silva (Rede-SP), ministra do Meio Ambiente, por mover processo contra ele por importunação contra uma baleia jubarte. O caso é investigado pela Polícia Federal (PF). A declaração do ex-chefe do Executivo ocorreu durante entrevista à Revista Oeste nesta terça-feira (27/2).

“Fui muito bem tratado pela Polícia Federal e deixar claro: não é a PF que teve iniciativa disso ou alguém do Supremo Tribunal Federal [STF]; foi da ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. Ela determinou que o seu ministério provocasse o Ministério Público [MP]”, alegou Bolsonaro.

“Lá no depoimento, confirmei que era e lá no jet ski, não vou negar nem pedir perícia disso, e descrevi como tudo aconteceu. Eu vi um grupo de pessoas em embarcações, me aproximei e a baleia surgiu ali, nuns 15, 20, ou 30 metros na minha frente. Deixei em ponto morto o jet ski. Quando ela mergulhou uma segunda vez eu dei uma ré e fui cuidar da minha vida, do meu passeio. Não tenho nenhum prazer em ver baleia por aí”, contou o ex-presidente.

Bolsonaro prestou depoimento na PF em São Paulo, nesta terça, para esclarecer o caso de importunação contra uma baleia jubarte durante passeio de moto aquática no litoral paulista. O advogado Fabio Wajngarten, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações de Bolsonaro, também prestou esclarecimentos.

O inquérito da PF investiga se o ex-presidente, durante visita a São Sebastião, se aproximou acima do limite permitido do animal enquanto pilotava uma moto aquática. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determina que embarcações devem permanecer a 50 metros com o motor desligado e a 100 metros com o motor desligado de uma baleia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?