metropoles.com

Bolsonaro quer que STF rejeite parecer de Temer sobre caminhoneiros

A gestão anterior considerou que o movimento da categoria conspirou contra o bem-estar social e abusou do direito de greve

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Comando Nacional do Transporte/Fotos Públicas
greve-caminhoneiros_-ComandoNacionaldoTransporte
1 de 1 greve-caminhoneiros_-ComandoNacionaldoTransporte - Foto: Comando Nacional do Transporte/Fotos Públicas

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que desconsidere parecer enviado pela gestão de Michel Temer sobre a paralisação dos caminhoneiros no ano passado, segundo a Folha de S.Paulo. No documento, o governo aponta que o movimento da categoria conspirou contra o bem-estar social, abusou do direito de greve e feriu a live concorrência.

Bolsonaro, no entanto, disse ao STF que essas afirmações “não podem ser consideradas como entendimento desta Secretaria Especial”, em referência à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, comandada por Carlos Costa.

O parecer, enviado em 2018, faz parte da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para questionar a tabela do frete, que foi estabelecida para colocar um ponto final na paralisação. O relator do caso no Supremo é o ministro Luiz Fux.

Paralisação
No ano passado, os caminhoneiros fizeram greves pelo Brasil, bloquearam estradas e interromperam a recuperação da economia do país. O movimento durou 11 dias e, com ele, fretes aumentaram em mais de 100%, e a distribuição de combustível e de alimentos foi prejudicada, bem como o funcionamento do sistema de transporte público.

Na época, o presidente Bolsonaro disse, em entrevista ao jornal, que apoiava o movimento da categoria e conhecia a reivindicação dos caminhoneiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?