metropoles.com

Bolsonaro promete pastor no STF e diz que pandemia está “terminando”

Mais cedo, presidente fez exames no Hospital Albert Einstein e constatou boa recuperação após retirada de cálculo na bexiga no mês passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Brasil
bolsonaigreja
1 de 1 bolsonaigreja - Foto: Reprodução/TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou nesta segunda-feira (5/10) em São Paulo de um culto em ação de graças pelos 86 anos do pastor Wellington Bezerra da Costa, presidente das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus. Em fala no evento, o presidente reforçou sua promessa de indicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um jurista “terrivelmente evangélico“.

“Um pastor”, anunciou Bolsonaro, que disse que fará a indicação em julho do ano que vem, por ocasião da aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. “Imagina as sessões daquele STF começarem com uma oração”, discursou Bolsonaro a uma plateia de pastores e políticos.

“Alguns, um pouco precipitados, acharam que teria de ser a primeira vaga [para o evangélico]”, disse Bolsonaro, voltando a justificar para sua base a indicação do jurista Kassio Nunes Marques, desembargador do TRF-1 e bem visto pelos partidos que apoiam o governo.

O culto ocorreu na sede da Assembleia de Deus na zona leste da capital paulista. Candidato à reeleição na prefeitura da cidade, Bruno Covas (PSDB), também estava no local. Seu adversário e líder nas pesquisas Celso Russomano (Republicanos) chegou a colocar o evento na agenda, mas recuou nesta tarde.

Pastor presbiteriano, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, também esteve no evento, ao lado de outras autoridades federais, estaduais e municipais. Candidatos nas eleições 2020 também marcaram presença. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e também pastora Damares Alves foi outra presente.

Apesar de medidas de distanciamento e restrições impostas pela pandemia de coronavírus, a igreja reuniu algumas dezenas de pessoas.

6 imagens
Culto foi na zona leste de São Paulo
Presidente Jair Bolsonaro e pastor Wellington Bezerra da Costa
Presidente Jair Bolsonaro e algumas dezenas de pessoas no culto da Assembleia de Deus
Presidente Jair Bolsonaro e pastor Wellington Bezerra da Costa
Bolsonaro discursa no culto
1 de 6

Primeira dama Michelle Bolsonaro acompanhou o presidente

Reprodução/TV Brasil
2 de 6

Culto foi na zona leste de São Paulo

Reprodução/TV Brasil
3 de 6

Presidente Jair Bolsonaro e pastor Wellington Bezerra da Costa

4 de 6

Presidente Jair Bolsonaro e algumas dezenas de pessoas no culto da Assembleia de Deus

5 de 6

Presidente Jair Bolsonaro e pastor Wellington Bezerra da Costa

Reprodução/TV Brasil
6 de 6

Bolsonaro discursa no culto

Reprodução/ TV Brasil
Coronavírus

A pandemia de coronavírus e seus efeitos foram lembrados em vários discursos no culto. Ao falar no assunto, o presidente avaliou que “estamos terminando” a pandemia e elogiou os esforços do seu governo. “Apenas lamento não poder ter tido uma participação legal mais efetiva”, disse Bolsonaro, que insiste no discurso de que teve os poderes de gerir a resposta à pandemia podados pelo Supremo, o que os ministros da Corte negam.

A média móvel de mortes no Brasil por Covid-19 está estabilizada em 659. O número representa queda de pouco mais de 7,4% em relação aos 14 dias imediatamente anteriores. No total, o Brasil já perdeu 146.675 vidas para a Covid-19 e computou 4.927.235 casos de infecção.

Pós-operatório

Mais cedo, Bolsonaro foi submetido a exames no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. A Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações divulgou boletim sobre seu estado de saúde. Segundo a equipe médica que realizou a cirurgia para a retirada de um cálculo na bexiga do presidente, no último dia 25, ele “encontra-se no décimo dia de pós-operatório, assintomático e em excelentes condições clínicas”.

“A ultrassonografia evidenciou o completo esvaziamento da bexiga e ausência de cálculos residuais”, diz nota assinada pelos médicos Leandro Santini Echenique, Leonardo Lima Borges e Miguel Cendoroglo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?