Bolsonaro: “Nos próximos dias, passaremos de pandemia para endemia”
Presidente da República voltou a afirmar que governo rebaixará para endemia o status da Covid-19 no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar, nesta quinta-feira (7/4), que o governo deve rebaixar a pandemia de coronavírus para uma endemia no Brasil.
“Eu acho que nos próximos dias, passaremos de pandemia para endemia. Até conversei agora com o Fausto [presidente do Banco do Brasil]. Quem tá de máscara aí, porventura, ele acabou de dizer para mim que é facultativo, não é obrigado usar máscara mais. A gente vai se adequando, a gente vai buscando cada vez mais agir de forma correta no tocante a essa pandemia que está acabando”, disse.
Não é a primeira vez que o chefe do Executivo federal afirma que tomará a medida. Em março, Bolsonaro (PL) chegou a declarar que a medida seria tomada até o fim do último mês – o que não ocorreu.
A declaração foi feita durante a cerimônia de lançamento do “BB Antecipa Frete” e “BB CPR Preservação”. No evento, que ocorreu na sede do Banco do Brasil, Bolsonaro voltou a ignorar os casos de corrupção que ocorreram nos últimos dias.
“Há pouco tempo, as empresas só iam para páginas de jornais por motivos e escândalos. E por que isso não acontece no nosso governo? Porque eu tive a coragem de convidar pessoas que podiam realmente levar avante o trabalho dessas instituições. Caso contrário, com o outro presidente, como teríamos nos comportado por ocasião da pandemia?”, afirmou.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, evita falar em prazos para rebaixar a pandemia para endemia no Brasil. Isso porque a mudança pode afetar contrato emergenciais do governo, como os que envolvem vacinas e insumos médicos. A equipe técnica da Saúde estuda os impactos da medida.
Queiroga também tem se reunido com autoridades para apresentar dados sobre a pandemia, como a exemplo do número de internações e o avanço da vacinação de crianças e adultos. O objetivo é convencer as autoridades que é seguro tomar a decisão nesse momento.