metropoles.com

Bolsonaro nomeia novos comandantes da Aeronáutica e da Marinha

Marcelo Kanitz Damasceno assume a Aeronáutica em 2 de janeiro, enquanto Marcos Sampaio Olsen toma posse na Marinha neste sábado (31/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marinha do Brasil/Instituto Plinio Corrêa de Oliveira/Divulgação
Montagem de fotos coloridas mostram Marcos Sampaio Olsen, da Marinha, e Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica - Metrópoles
1 de 1 Montagem de fotos coloridas mostram Marcos Sampaio Olsen, da Marinha, e Marcelo Kanitz Damasceno, da Aeronáutica - Metrópoles - Foto: Marinha do Brasil/Instituto Plinio Corrêa de Oliveira/Divulgação

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (30/12) traz a nomeação dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica, escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen assume interinamente (para ser oficializado na próxima semana) a Marinha, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno tomará posse na Aeronáutica na segunda-feira (2/1). O documento é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Marcelo Kanitz Damasceno assume como novo comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) somente um dia após a posse de Lula. Quem deixa o comando da FAB é o tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior. A cerimônia está prevista para as 10h30, na Base Aérea de Brasília.

Natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, Damasceno ingressou na Aeronáutica em 1976 e foi promovido a tenente-brigadeiro em 2018. Antes de ser designado para o cargo de comandante, estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.

Marcos Sampaio Olsen, por sua vez, terá a posse adiantada para este sábado (31/12). Ele ingressou na Marinha do Brasil em 1979. Após ter concluído o curso da Escola Naval, foi declarado Guarda-Marinha em 14 de dezembro de 1982. Atualmente, atuava como o comandante de Operações Navais, desde o dia 16 de dezembro de 2021.

O DOU já havia antecipado a troca no comando do Exército. Júlio Cesar de Arruda, escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o posto, assumirá antecipada e interinamente a partir desta sexta-feira (30/12).

Tanto o ato que nomeou os novos titulares da Marinha e Aeronáutica quanto o que exonerou Marco Antônio Freire Gomes como comandante do Exército foram assinados pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto diz que a nomeação vem “a partir de 30 de dezembro de 2022, por necessidade do serviço, no âmbito do Comando do Exército”.

A antecipação para a nomeação do militar se dá pela pressão em volta do novo governo em relação à segurança de Lula, revista em virtude da organização bolsonarista nos arredores do Quartel-General do Exército, em Brasília, e das ameaças de atentados vistas nos últimos dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?