Bolsonaro nomeia ex-capitão do Exército para chefia da Abin
Victor Felismino Carneiro atuava na superintendência da Abin no Rio de Janeiro. Ele assume o lugar de Alexandre Ramagem
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou, nesta quarta-feira (13/4), o ex-capitão do Exército Victor Felismino Carneiro para o cargo de diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Carneiro assume o cargo interinamente no lugar de Alexandre Ramagem, então diretor da agência. Ele deixou o órgão há duas semanas para se candidatar à deputado federal nas eleições de 2022 pelo PL, partido de Bolsonaro.
Após a saída de Ramagem, o governo chegou a nomear o número dois do órgão, Carlos Afonso Coelho, para assumir o posto. No entanto, o nome de Carneiro já estava cotado para comandar a agência e teve nomeação publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta.
Além de ser ex-capitão do Exército, Carneiro atuava na superintendência da Abin no Rio de Janeiro.
Campanha eleitoral
Em fevereiro deste ano, a coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, mostrou que Alexandre Ramagem fez campanha eleitoral enquanto ainda ocupava o cargo público. No dia 26/2, Ramagem publicou em redes sociais que o governo Bolsonaro armou o “cidadão de bem” e também atacou governos petistas.
“Em curto espaço de tempo, uma efetiva e justa reforma agrária, finalmente! Armamento ao cidadão de bem. O homem do campo exercendo a legítima defesa de sua família e de suas terras. Bendita e completa desestruturação das invasões do MST”, escreveu Ramagem, ao compartilhar um vídeo que promovia Jair Bolsonaro.
Na mesma publicação, Ramagem disse que os governos do PT cometeram ações desastrosas em títulos rurais, ao passo que Bolsonaro se valeu de um modelo “eficiente”.
Veja a publicação no DOU:
Abin by Rebeca Borges on Scribd