metropoles.com

Bolsonaro: “Não estou satisfeito com reajuste, mas não vou interferir”

Na quinta (10/3), a Petrobras anunciou o aumento de 18,8% na gasolina e de 24,9% no diesel nas refinarias; repasse já chega ao consumidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro discursando em cerimônia do Inmetro. Ele gesticula com as mãos, falando em microfone - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro discursando em cerimônia do Inmetro. Ele gesticula com as mãos, falando em microfone - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou, neste sábado (12/3), a criticar a política de paridade internacional praticada pela Petrobras e o recente reajuste no preço dos combustíveis, mas afirmou que não vai interferir na estatal.

“Eu tenho uma política de não interferir, sabendo das obrigações legais da Petrobras. Para mim, particularmente falando, é um lucro absurdo que a Petrobras tem no momento atípico no mundo. Então, falar que eu estou satisfeito com o reajuste [dos combustíveis], não estou satisfeito com reajuste, mas não vou interferir no mercado”, declarou Bolsonaro, após o “mutirão” de filiações do PL, em Brasília, neste sábado.

O que presidenciáveis defendem sobre Petrobras e preço de combustíveis

Na última quinta-feira (10/3), a Petrobras anunciou o aumento de 18,8% na gasolina e de 24,9% no diesel nas refinarias, além de 16,1% no gás liquefeito de petróleo (GLP). O reajuste começou a valer na sexta-feira (11/3).

5 imagens
Presidente Jair Bolsonaro no evento de lançamento de Linhas de Crédito para Aquicultura e Pesca no Palácio do Planalto
Presidente Jair Bolsonaro acenou para apoiadores na saída do hospital em SP
Jair Bolsonaro (PL)
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 5

O presidente da República, Jair Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Presidente Jair Bolsonaro no evento de lançamento de Linhas de Crédito para Aquicultura e Pesca no Palácio do Planalto

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 5

Presidente Jair Bolsonaro acenou para apoiadores na saída do hospital em SP

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 5

Jair Bolsonaro (PL)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 5

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles

Na prática, a política implantada no governo Michel Temer, em 2016, tem como base a definição dos derivados de petróleo no mercado internacional, e depende essencialmente da cotação do barril de petróleo e do câmbio. Assim, com o aumento dos valores internacionais, o preço dos combustíveis também sobe no Brasil.

Mudança na Petrobras

Ao ser questionado sobre uma possível mudança de comando da Petrobras, Bolsonaro disse apenas que todo mundo tem condições de ser demitido, menos ele, como presidente, e Hamilton Mourão, como vice. “Todo mundo tem condições de ser trocado, menos o presidente e o vice-presidente da República”, afirmou.

O presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, tem sido alvo de críticas de diversos setores por causa dos sucessivos aumento no preço dos combustíveis.

“Eu sou acionista da Petrobras. Então, eu dou meus palpites. Minhas sugestões são diretamente ao presidente [Joaquim Silva e Luna] quando se faz necessário. Mas isso não é interferência. São sugestões apenas. Tem certas coisas que não precisa comentar. Ele não vai ligar para mim para saber se estou satisfeito com o reajuste. Ele sabe o que eu penso e o que qualquer um brasileiro pensa nisso”, afirmou o presidente.

“Agora, o Brasil tem que entender que quem define esse preço não é o presidente da República, é a Petrobras com os seus diretores e o seu conselho. Você perguntou se ele [Silva e Lula] pode ser trocado, qualquer um pode ser trocado menos eu, logicamente, e o vice-presidente da República que tem mandato”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?