Bolsonaro liga para Netanyahu e fala de vacina e spray contra Covid-19
Conversa ocorreu na manhã desta sexta e foi acompanhada pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na manhã desta sexta-feira (12/2). Após o encontro, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, disse que entre os assuntos tratados estavam vacinas contra a Covid-19 e o spray testado em Israel para uso no tratamento da doença.
Interlocutores do presidente confirmam que a conversa também avançou sobre um possível acordo de cooperação e transferência de tecnologia. A extensão de testes do spray (fase 3 em pacientes brasileiros) esteve em pauta entre os dois líderes.
Israel tem sido vitrine de eficiência na aplicação da vacina e já imunizou quase 70% da população. Assim, conseguiu reduzir em 53% o número de novos casos no grupo de pessoas totalmente vacinadas.
Bolsonaro havia adiantado na quinta-feira (11/2) que pretendia telefonar para Netanyahu a fim de tratar da possibilidade de importar o spray.
“Já está acertado. Pode não acontecer, mas está acertado o encontro virtual para falarmos sobre esse novo spray que está servindo para, pelo menos experimentalmente ainda, pessoas em estado grave. Agora assim: está em estado grave, toma, poxa. Vai esperar ser entubado?”, disse Bolsonaro, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
A conversa entre os dois líderes foi acompanhada pelo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e pelo embaixador de Israel, Yossi Shelley. “Foi uma boa conversa, muito positiva”, disse o embaixador ao deixar o Palácio do Planalto, sem fornecer mais detalhes.
Pelo Twitter, o presidente Bolsonaro também comentou sobre a reunião. “Dentre outros assuntos, tratamos da participação do Brasil na 3ª fase de testes do spray EXO-CD24, medicamento israelense que, até o momento, vem obtendo grande sucesso no tratamento da Covid-19 em casos graves”, escreveu.
Veja o post:
– Conversei há pouco com o Primeiro-Ministro de Israel, @netanyahu . Dentre outros assuntos, tratamos da participação do Brasil na 3ª fase de testes do spray EXO-CD24, medicamento israelense que, até o momento, vem obtendo grande sucesso no tratamento da covid-19 em casos graves.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 12, 2021
O spray
O produto é uma espécie de filme flexível temporário que se forma sobre a mucosa do nariz, garganta e cavidade oral. Componentes antivirais na matriz bioadesiva destinam-se a prender a doença e bloqueá-la.
O medicamento pode ajudar na recuperação de pacientes com Covid-19 hospitalizados, segundo anunciado pelo governo de Israel. No entanto, são necessários mais testes em humanos para comprovar a eficácia da droga contra o coronavírus. A medicação foi desenvolvida, originalmente, para combater o câncer de ovário.
Segundo o chefe do Executivo, assim que a importação for autorizada, o governo federal pedirá o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para usar o spray na população brasileira.