metropoles.com

Bolsonaro indiciado: Moro vê “notável diferença” em relação a Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no caso das joias sauditas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) comparou o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso das joias sauditas às investigações envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na época da operação Lava Jato.

Em uma publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que “há uma notável diferença” no tratamento de ambas as situações.

“Lula não foi indiciado por peculato por se apropriar de presentes que recebeu na Presidência. Mesmo durante a Lava Jato tudo foi tratado como uma infração administrativa dada a ambiguidade da lei. Os crimes foram outros. Há uma notável diferença de tratamento entre situações similares”, disse o senador.

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quinta-feira (4/7), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 11 pessoas na investigação que apurava a venda ilegal no exterior de joias recebidas durante o mandato presidencial. A PF concluiu que houve crime de peculato, associação criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia criminosa.

Entenda

A proibição da apropriação de presentes recebidos durante o mandato presidencial foi instituída em 2016, durante a Lava-Jato. A decisão partiu do Tribunal de Contas da União (TCU). Após a medida, Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) devolveram cerca de 400 itens que estavam em seus acervos.

Antes de 2016, as regras sobre a propriedade dos bens eram ambíguas e davam margem para interpretação de que apenas presentes recebidos em cerimônias oficiais pertenciam à União.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?