metropoles.com

Bolsonaro indica militar sem formação em saúde para diretoria da Anvisa

Jorge Luiz Kormann não tem currículo acadêmico com ligação a áreas relacionadas à vigilância sanitária. Indicação vai contra Lei nº 13.848

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Anvisa alerta sobre medicamentos falsificados
1 de 1 Anvisa alerta sobre medicamentos falsificados - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou o tenente-coronel da reserva Jorge Luiz Kormann para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12/11).

O Senado Federal ainda precisa aprovar a indicação. Se o militar for aceito no cargo, ocupará a vaga da atual diretora Alessandra Bastos Soares, que finaliza o mandato em 19 de dezembro deste ano.

A indicação de Kormann contraria a Lei nº 13.848 , sancionada em junho de 2019 pelo próprio presidente Bolsonaro, que dispõe sobre a organização, gestão, o processo decisório e o controle social das agências reguladoras.

A legislação prevê que o “presidente, diretor-presidente, diretor-geral e demais membros do conselho diretor ou diretoria colegiada das agências reguladoras” tenham “formação acadêmica compatível com o cargo para o qual foi indicado”.

Kormann é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras e é mestre em Ciências Militares. Apesar de ocupar o cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde desde junho, o militar não tem qualquer formação acadêmica nas áreas relacionadas à vigilância sanitária.

A diretoria colegiada da Anvisa é composta por cinco membros. Em outubro deste ano, Bolsonaro indicou outros nomes para a direção da agência: a farmacêutica Meiruze Sousa Freitas, a médica Cristiane Rosa Jourdan Gomes e o advogado Alex Machado Campos. As indicações foram aprovados pelo Senado.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?