Bolsonaro indica dois nomes para diretoria colegiada da Anvisa
O Senado precisa aprovar as nomeações. O órgão estava sem quórum para decisões durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou dois nomes para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão estava sem quórum para decisões colegiadas.
As indicações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7/10). O Senado precisa aprovar as nomeações.
Bolsonaro indicou Meiruze Sousa Freitas para exercer o cargo de diretora do órgão regulador na vaga de Renato Alencar Porto, que teve o mandato encerrado.
Também foi indicada Cristiane Rose Jourdan Gomes para exercer o cargo pelo prazo remanescente do mandato de Antônio Barra Torres, que estava acumulando o posto com a presidência da agência.
A Anvisa tem uma diretoria colegiada composta por cinco membros e vinha atuando com três diretores com mandato interino de 180 dias, que terminou no último domingo (4/10).
Sem quórum para decisões colegiadas durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a agência foi alvo de críticas.
Meiruze Sousa Freitas já vinha exercendo o cargo interinamente desde abril, e agora foi indicada para ser titular da diretoria. No momento, apenas dois diretores da Anvisa são titulares, o diretor-presidente Antonio Barra Torres e a diretora Alessandra Bastos.