Bolsonaro indica 3 nomes para assumir embaixadas do Brasil no exterior
Presidente indicou três nomes para as embaixadas do Brasil na França, na Jordânia e no Líbano. Sugestões passarão por sabatina no Senado
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou três diplomatas para assumir embaixadas brasileiras na França, na Jordânia e no Líbano. Os nomes constam na edição desta terça-feira (8/11) do Diário Oficial da União.
Os ministros de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores passarão por sabatina no Senado Federal, antes de serem confirmados para o cargo.
As indicações devem ser apreciadas pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e pelo Plenário da Casa.
Paulino Franco de Carvalho Neto deve assumir a função de embaixador do Brasil na República Francesa e, cumulativamente, do Principado de Mônaco. Nascido em Curitiba, atua na carreira diplomática há 37 anos.
Atualmente, Paulino Franco é secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Itamaraty, mas, na última missão no exterior, assumiu a Embaixada do Brasil em Angola, entre 2016 e 2020.
Também passam por sabatina no Senado Márcio Fagundes do Nascimento, que concorre à vaga de embaixador do Brasil no Reino Haxemita da Jordânia, e Tarcisio de Lima Ferreira Fernandes Costa, que deve assumir a cadeira na República Libanesa.
Tarcisio nasceu em Recife e, hoje, é cônsul-geral do Brasil em Londres e assumiu funções como chefia do Departamento da América do Sul Setentrional e Ocidental do Itamaraty, entre 2016 e 2018, quando mudou para o cargo de porta-voz do ministro das Relações Exteriores.
Márcio Fagundes trabalha como diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores.