metropoles.com

Bolsonaro ignora convite para participar da posse de Fachin no TSE

O presidente recebeu convite de Edson Fachin e de Alexandre de Moraes. No entanto, às vésperas da posse, ainda não confirmou presença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O Presidente da República, Jair Bolsonaro
1 de 1 O Presidente da República, Jair Bolsonaro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ignorou o convite feito pelos ministros Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes para participar da cerimônia de posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (22/2), às 19h. Em sessão solene realizada pela internet, Fachin assume o comando da Corte Eleitoral no lugar de Luís Roberto Barroso.

Bolsonaro foi convidado para o evento em 7 de fevereiro. Os ministros foram ao Palácio do Planalto presencialmente chamar o presidente para a cerimônia. No entanto, faltando um dia para a troca de comando, nem Bolsonaro nem sua assessoria enviaram resposta ao TSE. O chefe do Executivo não disse se participará ou não da posse.

O evento não está previsto na agenda dele, e não há confirmação oficial no TSE.

Para participar, basta que Bolsonaro esteja on-line no evento, pois a cerimônia só será presencial para os ministros do TSE e para o procurador-geral Eleitoral.

Embate

Poucos dias antes da posse, o presidente entrou em novo embate com a Justiça Eleitoral. Em 16 de fevereiro, Bolsonaro voltou a colocar em xeque a segurança das urnas eletrônicas e atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, que assumirá como presidente do TSE.

Durante uma entrevista à Jovem Pan News, o chefe do Executivo federal disse que Fachin “comprovou” que o sistema eleitoral brasileiro de urnas eletrônicas não é confiável ao afirmar que a Justiça Eleitoral “já pode estar sob ataque de hackers”.

O futuro presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, disse em 15 de fevereiro que o Brasil sofre riscos de ataques de diversas formas e origens. O ministro chegou a citar a Rússia como exemplo:

“A preocupação com o ciberespaço se avolumou imensamente nos últimos meses, e eu posso dizer a vocês que a Justiça Eleitoral já pode estar sob ataque de hackers, não apenas de atividades de criminosos, mas também de países, tal como a Rússia, que não têm legislação adequada de controle.”

Posse

A cerimônia de posse de Fachin será realizada em sessão solene a partir das 19h desta terça-feira (22/2). Na mesma ocasião, o ministro Alexandre de Moraes será empossado vice-presidente.

Por razões de segurança sanitária devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia terá formato virtual e não haverá convidados nem jornalistas em Plenário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?