metropoles.com

“Bolsonaro foi mal orientado”, diz presidente da CPI da Covid

Segundo o senador Omar Aziz, o presidente Bolsonaro recebeu orientações – não acordou, em um “belo dia”, e disse que a cloroquina salva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Omar Aziz e Randolfe Rodrigues falam com a imprensa após o fim da segunda reunião da CPI da Covid 1
1 de 1 Omar Aziz e Randolfe Rodrigues falam com a imprensa após o fim da segunda reunião da CPI da Covid 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), afirmou, nesta segunda-feira (17/5), que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi “mal orientado” durante a condução da pandemia no país.

“O presidente não acordou, em um belo dia, pandemia no Brasil, e disse: ‘Olha, eu sonhei que a cloroquina, a ivermectina, salva’. Alguém o conduziu a isso”, assinalou, em entrevista à CNN Brasil.

“Acho que o presidente foi mal orientado”, prosseguiu o senador, ao indicar que Bolsonaro não tinha obrigação de ter conhecimentos técnicos sobre o tratamento precoce. Segundo Aziz, esse encargo deveria ser de médicos do Ministério da Saúde.

O presidente da CPI também aponta falhas na incessante divulgação do “kit Covid”, mesmo após desaprovação científica, e rejeição de vacinas contra o novo coronavírus produzidas pela Pfizer.

O gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, confirmou, na quinta-feira (13/5), que Bolsonaro (sem partido) ignorou a carta enviada pela farmacêutica ao alto escalão do governo federal, na qual a empresa se colocava à disposição para negociar a aquisição, pelo Brasil, de doses de vacina contra Covid-19.

Segundo o gerente-geral da Pfizer, o governo federal recusou, ao todo, seis ofertas — cinco delas concedidas entre agosto e novembro de 2020.

3 imagens
Omar Aziz, presidente da CPI da Covid
Omar Aziz, foi presidente da CPI da Covid
1 de 3

Presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz chegou a conversar com Lula durante os trabalhos da comissão

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Omar Aziz, presidente da CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Omar Aziz, foi presidente da CPI da Covid

Hugo Barreto/Metrópoles

“Em um primeiro momento, falar em cloroquina, ivermectina, era natural, porque nós estávamos meio que perdidos. Mas persistir nisso até hoje, aí já é conflituoso com a ciência”, afirmou Aziz.

“O presidente [Bolsonaro] recebeu uma correspondência da Pfizer, […] e ninguém mandou procurar a Pfizer para pelo menos dizer quando custa a vacina, como que estão os testes”, disparou o senador, que é vice-líder do governo no Senado.

O presidente do colegiado disse ainda que os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual comandante da pasta, Marcelo Queiroga, já “omitiram” fatos durante o depoimento.

“Baseado nos depoimentos que nós assistimos, os três ministros ou ex-ministros se omitiram em muitas coisas, principalmente em nomes. Tanto é que o presidente da Anvisa citou os nomes que estavam na reunião que o ex-ministro Mandetta citou”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?