metropoles.com

Bolsonaro falta ao G20 pela primeira vez e França representa o Brasil

Chanceler Carlos França vai representar o Brasil no G20, reunião de chefes de Estado das maiores economias do mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro e Carlos França
1 de 1 Jair Bolsonaro e Carlos França - Foto: Marcos Corrêa/PR

Pela primeira vez desde que assumiu a presidência, Jair Bolsonaro (PL) deixará de representar o Brasil na cúpula anual do G20, que reúne chefes de Estado das maiores economias do mundo.

O presidente Bolsonaro, que está recluso no Palácio da Alvorada há duas semanas, desde que perdeu a eleição para o petista Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sinalizado que não iria para Bali, na Indonésia. O não comparecimento, entretanto, só foi oficializado no sábado (12/11) pelo Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com o Itamaraty, o ministro Carlos França será o representante do Brasil na cúpula. Ainda vice-presidente, o senador eleito Hamilton Mourão (PL-RS) também não viajará para o evento.

O colunista Ricardo Noblat, do Metrópoles, havia informado que assessores de Bolsonaro estavam tentando convencê-lo a não deixar de ir ao G20. Com o anúncio oficial, sabe-se que a estratégia não deu certo.

Na reunião, líderes políticos discutem temas globais e fazem reuniões bilaterais. Este ano, por exemplo, o presidente norte-americano Joe Biden, que já está na Indonésia, vai se reunir com o presidente recém reconduzido da China, Xi Jinping.

Biden já chegou tentando baixar a tensão política com o gigante asiático e dizendo que os Estados Unidos não querem nenhum conflito com os chineses. Os dois países travam uma longa disputa econômica e tecnológica.

Isolado por causa da guerra que impõe à Ucrânia, o líder russo Vladimir Putin também não irá a Bali e a Rússia será representada por seu chanceler.

5 imagens
Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro, o presidente
Presidente Jair Bolsonaro ladeado pelo chanceler Carlos França e pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos
Carlos Alberto França assumiu o Itamaraty em março de 2021
1 de 5

O presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 5

Jair Bolsonaro

Reprodução/Redes sociais
3 de 5

Jair Bolsonaro, o presidente

Metrópoles
4 de 5

Presidente Jair Bolsonaro ladeado pelo chanceler Carlos França e pelo almirante Flávio Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos

Alan Santos/PR
5 de 5

Carlos Alberto França assumiu o Itamaraty em março de 2021

Reprodução

Bolsonaro e o G20

Bolsonaro foi a todas as reuniões do G20 desde que chegou ao poder. Em 2019, no Japão, ele se reuniu com líderes de vários países, como o então presidente Donald Trump, dos EUA; Emmanuel Macron; da França; e Angela Merkel, primeira-ministra alemã.

Em 2020 o presidente participou por videoconferência, por causa da pandemia de coronavírus, e em 2021, foi a Roma, quando sentou ao lado de Angela Merkel, em jantar com chefes de Estado, e disse a ela que não era “mau como dizem”.

Bolsonaro também está deixando de representar o Brasil na Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito. Nesse caso, porém, a ausência não é inédita. Bolsonaro não foi a nenhuma edição da COP ao longo de sua gestão como presidente, que acaba em 31 de dezembro deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?