metropoles.com

Bolsonaro encaminha ao Congresso projeto que acelera identidade digital nacional

Entre outros pontos, texto faz com que iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral passe a ser um projeto do Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR – 10/03/2021
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR – 10/03/2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encaminhou ao Congresso Nacional um projeto que altera a lei da Identificação Civil Nacional (ICN). O ato será publicado em Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20/9).

De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, as alterações visam acelerar a disponibilização de meios para identificar, de forma segura e digital, todos os brasileiros. A íntegra do projeto não foi divulgada até a última atualização desta reportagem.

A iniciativa da Identificação Civil Nacional foi promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que coletou a biometria de mais de 120 milhões de eleitores. Com o projeto encaminhado ao Congresso, o projeto passa a ser do Estado.

O acordo entre o TSE e o governo servirá de base para comprovação de identidade em diversas ocasiões, como o embarque em viagens nacionais utilizando a validação biométrica e a prova de vida para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o governo, os dados da ICN vão continuar sendo armazenados, geridos e atualizados pelo TSE, que poderá estabelecer acordos específicos com outras entidades para operação dos serviços e integração de dados, à exceção dos biométricos, que deverão ser objeto de autorização específica.

Ainda de acordo com o Planalto, o Fundo da Identificação Civil Nacional, criado para viabilizar os investimentos necessários, vai seguir as diretrizes do Comitê Gestor. O grupo é composto por representantes dos três poderes.

“A vinculação do Fundo da ICN fica transferida ao Poder Executivo Federal, alteração proposta para dar maior flexibilidade na captação e na aplicação dos recursos vinculados à ICN”, explicou o governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?