Bolsonaro diz que visita de Fernández ao Brasil será “satisfação”
Presidente voltou a reforçar o interesse em manter boas relações comerciais com a Argentina
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (11/12/2019) que será motivo de “satisfação” uma eventual visita do presidente da Argentina, Alberto Fernández, ao Brasil.
Ao chegar ao Palácio da Alvorada nesta noite, Bolsonaro foi perguntado se pretendia visitar o país vizinho. “Eu estou à disposição. Se ele quiser nos visitar, estou à disposição. Ele está convidado. Se quiser visitar o Brasil, será motivo de satisfação”, afirmou.
Depois de divergências públicas entre os dois, o governo brasileiro confirmou que não enviaria nenhum representante do alto escalão à posse de Fernández, realizada nessa terça-feira (10/12/2019). De última hora, o presidente decidiu mandar o vice Hamilton Mourão, por uma estratégia política em preservar as relações comerciais.
Mudança de postura
A citação direta ao Brasil no discurso do novo chefe de Estado argentino agradou o governo brasileiro. Bolsonaro reforçou o interesse em manter relações comerciais com o governo da Argentina e que a postura do peronista tem mudado.
“Temos a questão da vaca muerta, do gás, compramos trigo da Argentina. O maior comércio aqui na América do Sul é com a Argentina. Interessa para nós dois continuar esse comércio. No passado, ele falou em rever o acordo Mercosul com a União Européia. Agora, já fala de forma diferente. As pessoas mudam. Espero que ele mude, como tem dado notícia que vem mudando”, disse.
“Eu não sou o radical que vocês acham que eu sou”, concluiu.