metropoles.com

Bolsonaro diz que Raoni foi “cooptado” por líderes estrangeiros

Presidente disse que Emmanuel Macron sugeriu, em Osaka, no Japão, que o líder indígena falasse sobre a Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Organização das Nações Unidas
Bolsonaro ONU
1 de 1 Bolsonaro ONU - Foto: Organização das Nações Unidas

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a falar sobre a possibilidade de exploração de terras indígenas na transmissão ao vivo desta quinta-feira (26/09/2019), ao lado da índia Ysani Kalapalo, que o acompanhou na viagem à Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Durante a live, Bolsonaro reafirmou que Raoni não é porta-voz dos índios e disse que o líder foi “cooptado” por chefes de Estado estrangeiros.

O mandatário do Brasil contou que, durante viagem em junho a Osaka, no Japão, na cúpula do G20, o presidente da França, Emmanuel Macron, começou a ficar “preocupado” ao perceber que o governo brasileiro tinha mudado, isso antes dos atritos entre os dois. Os presidentes brasileiro e francês tiveram uma série de atritos ligados ao desmatamento e às queimadas na Amazônia.

“Alguns países, chefes de Estado, pegaram o Raoni, cooptaram o Raoni. Na minha ida a Osaka, o senhor Macron queria que, juntamente com o Raoni, nós falássemos sobre a Amazônia. Eu falei: ‘Olha, respeito o Raoni, é um cidadão, mas o presidente sou eu, tem que conversar é comigo’. Aí começou o senhor Macron a ficar preocupado conosco”, relatou o presidente.

“Não é um governo de briga com ninguém, mas também não é um governo de dizer amém para todo mundo. Mudou isso aí”, finalizou Bolsonaro.

O presidente da República perguntou se a índia aprovou seu discurso na ONU e recebeu elogios públicos.“Eu adorei. Foi um discurso verdadeiro, que eu nunca vi. Falou umas verdades. Sabe por que incomodou tanta gente, essa turminha vermelha aí? Por que eles estão acostumados a ouvir inverdades, coisas que não são verdades. Eles estão acostumados a ouvir coisas romantizadas”, disparou Ysani.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?