metropoles.com

Bolsonaro diz que Queiroga não vai comprar Coronavac em 2022

A declaração foi dada durante conversa com jornalistas e apoiadores, em Guarujá, São Paulo, onde o mandatário passa o feriadão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília.
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Marcelo Queiroga durante evento de Assinatura do contrato de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Brasília. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou, neste domingo (10/10), que o governo não comprará mais doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.

A declaração foi dada durante conversa com jornalistas e apoiadores, em Guarujá, São Paulo, onde o mandatário passa o feriado prolongado.

Questionado sobre as vacinas compradas para o calendário de vacinação contra a Covid-19 no ano que vem, Bolsonaro disse que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não vai mais adquirir a Coronavac.

“Queiroga parece que não vai comprar mais a Coronavac, se não me engano. Acho que está nessa linha. Porque tem a validade, segundo ele me disse, em torno de seis meses. Quem já foi vacinado há mais de seis meses o cartão de vacina tá irregular. A demagogia do cartão de vacina”, afirmou.

O mandatário disse que o Ministério da Ciência e Tecnologia, chefiado por Marcos Pontes, está coordenando o desenvolvimento de 15 novas vacinas contra o coronavírus.

“Tem o Marcos Pontes que está desenvolvendo, acho, 15 novas vacinas. Tecnologia nossa. Vamos, infelizmente, ter que conviver com o coronavírus a vida toda”, pontuou.

3 imagens
Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 3

Presidente passa o feriado de 12 de outubro no litoral paulista

Reprodução/Twitter
2 de 3

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Presidente Jair Bolsonaro

Hugo Barreto/Metrópoles
Acusações contra Butantan

Durante a conversa com apoiadores, Bolsonaro foi questionado se compraria a vacina 100% nacional em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, a Butanvac. O mandatário disse que a pergunta deveria ser feita à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente foi questionado se compraria o imunizante caso ele fosse autorizado pela Anvisa. Ele citou a compra da Coronavac e disse que o Butantan vendeu a vacina por um preço elevado, acima do valor oferecido pela fabricante do fármaco.

“Nós compramos. Passou na tangente, 50,38% [de eficácia]. Agora vocês nunca perguntaram, nós compramos do Butantan a vacina a 10 dólares. Sabia que a matriz ofereceu para nós a 5 dólares?”, disse.

O presidente afirmou que a Controladoria-Geral da União está investigando o caso. “Vamos ver se teve algo errado ou não no Butantan, não sei. O Wagner Rosário [ministro-chefe da CGU] tá investigando. Temos documentado a oferta para nós a 5 dólares, e o Butantan tá vendendo a 10”, concluiu.

Feriado prolongado

A expectativa é a de que o presidente passe o feriado prolongado no litoral e só retorne a Brasília na terça (12/10) ou quarta-feira (13/10). Bolsonaro não tem compromissos oficiais para os próximos quatro dias, mas existe expectativa de que ele visite Aparecida do Norte.

O mandatário está acompanhado do deputado federal Helio Lopes (PSL-RJ) e de assessores.
Calendário de Vacinação

O Ministério da Saúde divulgou, na sexta-feira (8/10), que o público de 18 a 60 anos de idade vai receber uma dose de reforço para a imunização contra a Covid-19 no ano de 2022. A pasta vai disponibilizar para a população 354 milhões de imunizantes no ano que vem.

De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, para que isso aconteça serão investidos R$ 11 bilhões. O governo estima aplicar mais duas doses na população acima de 60 anos e imunossuprimidos, com o intervalo de seis meses, além de mais uma dose de reforço na população até 59 anos. A pasta ainda não descarta a possibilidade de ampliar o público-alvo da campanha.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?