metropoles.com

Bolsonaro diz que primeiras doses de vacina da Pfizer chegam em abril

Presidente afirmou que serão “milhões” de imunizantes, sem definir o número exato, mas confirmou o acordo assinado com o laboratório

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Jair Bolsonaro em coletiva
1 de 1 Jair Bolsonaro em coletiva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em parada não programada em Uberlândia (MG), nesta quinta-feira (4/3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que, em abril, devem chegar ao Brasil “alguns milhões” de doses do imunizante contra a Covid-19 da Pfizer.

“Onde tiver vacina para comprar, nós vamos comprar. Por que o Pazuello [ministro da Saúde] assinou ontem contrato com a Pfizer? Porque a Pfizer é clara, está lá no contrato: ‘Não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral’. Daí, o pessoal fala que eu falei que vai virar um jacaré. Não tem mais figura de linguagem no Brasil para esses idiotas da imprensa”, declarou o chefe do Executivo nacional.

“Então, já que o Congresso falou que pode comprar essa vacina, o Pazuello ontem assinou o contrato. Vamos comprar. No mês que vem, eu não sei a quantidade, mas vão chegar alguns milhões aqui no Brasil”, explicou o presidente a apoiadores.

4 imagens
Vacina da Pfizer
Ministro afirmou que a Pfizer impôs exigências duras para a compra da vacina contra a Covid-19
Presidente Bolsonaro
1 de 4

Doses de vacina Pfizer que imunizam contra o novo coronavírus

Pete Bannan/MediaNews Group/Daily Local News via Getty Images
2 de 4

Vacina da Pfizer

Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
3 de 4

Ministro afirmou que a Pfizer impôs exigências duras para a compra da vacina contra a Covid-19

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 4

Presidente Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles

Ministério da Saúde decidiu, na quarta-feira (3/3), fechar a compra de doses dos imunizantes da Pfizer e da Janssen, depois de meses rejeitando propostas das duas empresas.

O governo federal pretende adquirir 100 milhões de doses da fórmula do laboratório Pfizer e outras 38 milhões de unidades da vacina da Janssen. Os imunizantes devem ser entregues até dezembro de 2021. A intenção de compra foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira (3/3).

“Só se for na casa da tua mãe”

Nesta quinta, o presidente rebateu cobranças pela aquisição de vacinas e alegou que a oferta está baixa no mundo inteiro.

Após a explosão de novos casos de Covid-19 com internações e colapso de sistemas de saúde em todo o país, o governo tem sido pressionado para ampliar a oferta de imunizantes.

“Tem idiota que a gente vê nas redes sociais, na imprensa, dizendo: ‘Vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe. Não tem para vender no mundo.”

O mandatário da República tem agenda nesta quinta-feira em São Simão (GO), onde vai inaugurar trecho da Ferrovia Norte-Sul. Ele fez uma parada não prevista na cidade mineira. O vídeo da conversa de Bolsonaro com simpatizantes foi divulgado no perfil do Instagram de um assessor especial do presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?