Bolsonaro diz que governo “sempre fez sua parte” em relação à pandemia
Presidente afirmou a investidores que agiu de acordo com a determinação do Supremo Tribunal Federal e se isentou de culpa pelo colapso no AM
atualizado
Compartilhar notícia
Ao comentar a crise de saúde no Amazonas em conferência com investidores nesta terça-feira (26/1), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo federal “sempre fez sua parte, de acordo com a determinação do Supremo Tribunal Federal”.
No início da pandemia, o STF determinou que cabe a governadores e prefeitos estabelecer regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em estados e municípios.
“Tivemos uma crise muito grande agora no estado do Amazonas. O governo federal sempre fez sua parte, de acordo com a determinação do Supremo Tribunal Federal. Demos os meios e materiais para que, na ponta da linha, governadores na ponta gerissem a questão da saúde”, destacou o chefe do Executivo nacional.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou na noite do último sábado (23/1) a Manaus e, de acordo com a assessoria da pasta, ficará no estado do Amazonas pelo “tempo que for necessário”.
No mesmo dia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de um inquérito para investigar a conduta do ministro na crise da pandemia de Covid-19 no estado.
Pazuello desembarcou com 132,5 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica Astrazeneca. As doses fazem parte do carregamento de 2 milhões que o Brasil recebeu da Índia na sexta-feira (22/1).
Forças Armadas
Sem mencionar Pazuello, Bolsonaro elogiou a atuação das Forças Armadas na crise no Amazonas, depois que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) transportaram cilindros de oxigênio para a região.
“As Forças Armadas – através, em especial, da nossa Força Aérea, depois o Exército e a Marinha também – fizeram um trabalho excepcional levando oxigênio para a região amazônica, em especial Manaus. E nós sabemos da dificuldade da logística para essa região”, disse.
Manaus tem vivido dias de caos na saúde pública em decorrência da explosão no número de casos de Covid-19. chegou a faltar oxigênio nas unidades de saúde, levando à morte pacientes que necessitavam de tratamento hospitalar para a doença.
“Então, as Forças Armadas trabalham também ao lado do povo brasileiro, ao lado da classe médica para minorar problemas e diminuir o número de mortos no Brasil. Então, devemos nesse momento também cumprimentar nossas Forças Armadas pelo excepcional trabalho, que fazem em todo o Brasil uma logística sempre que se fizeram necessários.”
Bolsonaro participou nesta terça-feira, por videoconferência, de evento realizado pelo Credit Suisse para debater o cenário de investimentos na América Latina. Acompanharam o presidente os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Economia, Paulo Guedes, que também discursou.