Bolsonaro diz que Caiado é “rosnador” e não honra “a própria palavra”
Ex-presidente fez falas durante ato em prol de Fred Rodrigues (PL), que concorre à prefeitura de Goiânia contra indicado por Caiado
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Goiânia, nesta sexta-feira (11/10), em um ato de campanha e aproveitou para atacar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). Bolsonaro chamou Caiado de “rosnador” e disse que ele não honra a própria palavra. As informações são do Mais Goiás.
A presença de Bolsonaro na capital de Goiás tinha como objetivo reforçar o apoio ao candidato patrocinado por ele, Fred Rodrigues (PL), que disputa o segundo turno para prefeito contra Sandro Mabel (União). Este último é apoiado por Caiado, o que coloca o ex-presidente e o governador em disputa franca na capital.
“O União Brasil, aqui do chefe, do rosnador, tem ministério do PT. Quem está com o PT, não tem moral para falar nada”, disse Bolsonaro sem citar diretamente Caiado.
Em outro momento, Bolsonaro disse que Caiado não cumpria os compromissos que fazia. “Alguém citou o nome de um governador aí, eu não vou falar, porque ele vai ficar rosnando a noita toda aí, mas ele prometeu não taxar o agro. Tão logo foi eleito, ele taxou o agro. Falta de hombridade, falta de honrar a própria palavra”, disse o ex-presidente.
A taxação do agronegócio a que Bolsonaro se refere foi a criação, na gestão de Caiado, do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). O encargo consiste em uma cobrança de 0,5% a 1,65% em produtos agropecuários. A insituição do mecanismo foi feita sob o argumento de arrecadar recursos para melhorar a infraestrutura em Goiás, sobretudo a que serve para o escoamento da produção.
Fred Rodrigues terminou o primeiro turno com 31,14% dos votos, e Sandro Mabel, com 27% dos votos válidos, respectivamente. A votação do segundo turno está marcada para o próximo dia 27, um domingo.
Aparecida de Goiânia
Bolsonaro também trava uma disputa indireta com Caiado em Aparecida de Goiânia, segundo maior município de Goiás, situado na região metropolitana de Goiânia. Na localidade, a força política de Caiado contribuiu para o candidato Leandro Vilela (MDB) chegar ao segundo turno contra Professor Alcides (PL). O emedebista aparecia atrás nos levantamentos e havia expectativa até que Alcides pudesse vencer no primeiro turno, o que não se confirmou.