Bolsonaro diz que Brasil tem um dos melhores desempenhos em vacinação
Presidente citou que o país ultrapassou os EUA no percentual de pessoas imunizadas contra a Covid-19 com pelo menos uma dose
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reforçou, nesta quinta-feira (26/8), que o Brasil ultrapassou os Estados Unidos no percentual de vacinados contra a Covid-19 com pelo menos uma dose (61,1%). “Brasil tem um dos melhores desempenhos em vacinação no mundo”, escreveu o mandatário nas redes sociais.
– No início desta semana ultrapassamos os EUA no percentual de vacinados contra a Covid-19 com pelo menos uma dose (61,1%). Já são mais de 223 milhões de doses distribuídas pelo nosso Governo aos estados e municípios. Brasil tem um dos melhores desempenhos em vacinação no mundo.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 26, 2021
Após episódios de escassez de vacinas frequentes no começo da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19, o Brasil tem mostrado sinais positivos no ritmo de vacinação contra a doença.
Dados do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostram que, desde o dia 20 de junho, a média diária de aplicações no país supera a norte-americana. Desde essa data, foram administradas diariamente no Brasil mais de 1 milhão de vacinas.
A tendência da imunização nos dois países se inverteu: nos EUA, que chegou a ter uma média diária de 3,4 milhões de doses aplicadas, a média diária dos últimos sete dias está em 823,3 mil; o Brasil tem média de 2,01 milhões.
Mantido o atual ritmo de vacinação nos dois países, o Brasil demoraria 20 dias para imunizar toda a população adulta do país. Os Estados Unidos levariam 67 dias para imunizar todos os norte-americanos acima dos 18 anos.
Dificuldades nos EUA
Com problemas para combater a desinformação sobre as vacinas, os Estados Unidos enfrentam a resistência daqueles que são contra a imunização.
Mesmo com constantes campanhas de incentivo, incluindo prêmios em dinheiro para os que forem tomar a injeção no braço, dados do CDC (Centro de Controle de Doenças) mostram que, até a última sexta-feira (20/8), 56.588.535 norte-americanos acima dos 18 anos ainda não tomaram uma dose sequer de algum imunizante. São 257.536.091 nessa faixa etária que residem no país. Isso significa que os adultos não vacinados nos EUA equivalem à soma de toda a população de países como Espanha e Bélgica.