metropoles.com

Bolsonaro divulga vídeo de Ramagem explicando programa espião da Abin

Alvo da PF nesta quinta-feira (25/1), deputado federal Alexandre Ramagem já havia falado sobre o FirstMile em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Alexandre Ramagem - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Alexandre Ramagem - Metrópoles - Foto: Reprodução

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) já se explicou sobre o software FirstMile, supostamete usado para espionar celulares de autoridades ilegalmente. Nesta sexta-feira (25/1), a Polícia Federal (PF) deflagrou operação que investiga uma suposta organização criminosa na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Por meio das redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e um de seus filhos, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, publicaram um vídeo do ex-diretor-geral da Abin no governo passado explicando algumas questões sobre a ferramenta importada de Israel. A gravação é de 15 de março de 2023.

Ramagem conta, no vídeo, que o FirstMile foi adquirido em 2018 e, logo quando assumiu a direção da agência, em junho de 2019, a equipe realizou uma auditoria em todos os contratos.

Ramagem questiona suposta perseguição

No vídeo, Ramagem questiona o motivo de estarem batendo “na gestão de Bolsonaro se seus representantes que promoveram auditoria, correição, corregedoria justamente para saber da regularidade das ferramentas e seu uso. Buscando transparência, austeridade e eficiência”.

Confira:

“Não seria ilógico e sem sentido acusar quem justamente empreendeu verificação e controle? Não, é o contrário. Isso é conveniente. Por que não quiseram saber quem adquiriu a ferramenta? Porque adquiriu a ferramenta?”, argumentou o hoje parlamentar, no vídeo.

À época, o deputado afirmou que por a Abin ter “cumprido seu papel” ao avisar das ameaças de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Bolsonaro depredaram os prédios da sede dos Três Poderes, em Brasília (DF), parecia “ser um bom plano” desacreditá-la.

Ele alega que é alvo de ataques porque, agora, ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados e tenta fiscalizar o “desgoverno PT”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?