metropoles.com

Bolsonaro detona jantar de Lula: “Cardápio foi ministérios fatiados”

Presidente da República criticou em live jantar com políticos que teve o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin como estrelas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
live
1 de 1 live - Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou sua live semanal desta quinta-feira (23/12) para criticar duramente o jantar do último domingo (19/12) que reuniu dezenas de políticos em São Paulo, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador paulista Geraldo Alckmin (sem partido), que negociam a formação de uma chapa para as eleições presidenciais em 2022.

“Vocês devem ter visto o ‘jantar da democracia’. Você iria num jantar onde estão Renan Calheiros, Omar Aziz, Randolfe Rodrigues? Eu acho que não, né? Esse trio estava lá”, disse Bolsonaro, referindo-se aos senadores que foram, respectivamente, relator, presidente e vice-presidente da CPI da Covid-19 no Senado, que fustigou as ações e omissões de seu governo na pandemia entre abril e outubro deste ano.

“Assim com outras pessoas conhecidíssimas da política nacional, algumas que já foram presas inclusive”, continuou Bolsonaro, que está em um partido presidido por um ex-presidiário, o ex-deputado Valdemar Costa Neto, “e, lógico, aquela pessoa famosíssima no mundo inteiro: Lula. Falando em jantar da democracia. Está na cara que o cardápio foi ministérios fatiados, bancos oficiais como Banco do Brasil e BNDES, loteados”, complementou ele, antes de mostrar insatisfação também com a eleição do esquerdista Gabriel Boric nas eleições presidenciais no Chile.

“É aquela história, a responsabilidade é tua. Veja na América do Sul o que está acontecendo, veja quem está vibrando com certas eleições pelo mundo e você vai ter diagnóstico”, disse o presidente, referindo-se a Lula.

Nesta quinta, quatro dias após a eleição de Boric, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota oficial cumprimentando o chileno, que Bolsonaro chamou de “um tal de Boric” em sua live: “Praticamente metade da população foi votar, metade se absteve. Deu 55% pro tal do Boric e 44% pro Kast. Cheguei de viagem e mandei o Itamaraty cumprimentar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?