Bolsonaro determina revisão de contratos culturais da Petrobras
Desde que se lançou candidato á Presidência, Bolsonaro é crítico das políticas de incentivo à cultura no país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em sua conta pessoal no Twitter, que determinou a revisão de contratos vigentes da Petrobras ligados à cultura. “A ordem é saber o que fazer com bilhões da população brasileira”, disse o presidente.
“Respeitando a aplicabilidade do dinheiro público, determinamos a revisão dos contratos vigentes e possibilidades futuras da Petrobras ligados ao setor que alguns dizem ser de cultura. A ordem é saber o que fazem com bilhões da população brasileira”, escreveu.
Desde que se lançou candidato á Presidência, Bolsonaro é crítico das políticas de incentivo à cultura no país. A Lei Rouanet, por exemplo, foi alvo de diversas críticas tanto do presidente quanto dos seus filhos.
Na última semana, em consonância com as premissas do governo, a Petrobras anunciou que deixaria de patrocinar o Festival de Brasília, mais antigo evento de cinema do Brasil, e o Clube do Choro, tradicional espaço dedicado ao ritmo musical na capital federal.
A Petrobras foi a principal patrocinadora do Festival de Brasília nas últimas 11 edições. Ano passado, o evento recebeu R$ 600 mil. Desde 2017, os prêmios de júri popular levam o nome da estatal, fornecendo quantias em milhares de reais para ajudar no lançamento dos filmes favoritos do público.
O próprio presidente Jair Bolsonaro já havia anunciado essa medida em fevereiro.
Respeitando a aplicabilidade do dinheiro público, determinamos a revisão dos contratos vigentes e possibilidades futuras da Petrobras ligados ao setor que alguns dizem ser de cultura. A ordem é saber o que fazem com bilhões da população brasileira. https://t.co/qc56MPKV7e
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 21 de abril de 2019