metropoles.com

Bolsonaro critica discurso do recém-eleito presidente da Colômbia

Presidente brasileiro também se limitou a dizer, mais cedo, que Gustavo Petro é “um ex-guerrilheiro da esquerda”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro coloca folha no rosto durante solenidade alusiva à Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica e ao MECPlace no palacio planalto em brasília
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro coloca folha no rosto durante solenidade alusiva à Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica e ao MECPlace no palacio planalto em brasília - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, na noite desta segunda-feira (20/6), o primeiro discurso feito por Gustavo Petro após vencer as eleições presidenciais da Colômbia nesse domingo (19/6). O recém-eleito pediu a libertações de jovens que foram presos no país em protestos com forte repressão policial.

“Vocês viram o discurso do novo presidente da Colômbia? ‘Soltar todos os meninos presos, todos’. O Lula vai soltar os menininhos que mataram alguém por um celular para tomar uma cerveja”, disse Bolsonaro, durante conversa com apoiadores.

“Ele [Petro] acabou de falar agora: ‘Vamos soltar os meninos presos’. Igualzinho o Lula falou dos meninos que sequestraram o Abílio Diniz. O Lula falou: ‘Foi um equívoco [o sequestro]’. Equívoco, pessoal? Um sequestro, você planeja”, emendou Bolsonaro.

Mais cedo, o mandatário se restringiu a definir Petro como “um ex-guerrilheiro da esquerda”. O Brasil ainda não parabenizou o senador e ex-prefeito de Bogotá pela vitória, ao contrário de países como México, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Bolívia, Peru, Nicarágua e Equador.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), se manifestou antes de Bolsonaro e desejou sorte ao novo presidente.

“Sorte ao Gustavo Petro, porque administrar um país na situação que o mundo está enfrentando não é simples. Nós temos interesses comuns com os colombianos, principalmente aí na questão da Amazônia. Estamos dentro da organização do tratado de cooperação amazônica. E a relação é de Estado para Estado, independentemente do governo de turno”, disse Mourão a jornalistas ao chegar em seu gabinete na manhã desta segunda.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?