Bolsonaro cria Força Nacional para Amazônia. Mourão coordena
O Vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, será responsável por gerenciar o chamado Conselho da Amazônia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgou por meio das redes sociais que determinou, nesta terça-feira (21/01/2020), a criação do Conselho da Amazônia, a ser gerenciado pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB). A novidade foi informada durante reunião do presidente com todos os ministros do governo, que ocorreu no início da manhã no Palácio da Alvorada.
“Determinei a criação do Conselho da Amazônia, a ser coordenado pelo Vice Presidente @GeneralMourao, utilizando sua própria estrutura, e que terá por objetivo coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas p/ a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia”, informou Bolsonaro.
Bolsonaro não deu detalhes da composição do conselho da Amazônia nem do tipo de trabalho a ser desenvolvido. De acordo com o presidente, o órgão funcionará na estrutura da vice-Presidência e será responsável por coordenar as atividades das pastas do governo referente à região. No caso da Força Nacional de Segurança Pública, atuam policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos dos estados e do Distrito Federal.
O presidente informou também que será criada uma Força Nacional Ambiental específica para cuidar do meio ambiente.
“Dentre outras medidas determinadas está também a criação de uma Força Nacional Ambiental, à semelhança da Força Nacional de Segurança Pública, voltada à proteção do meio ambiente da Amazônia”, destacou o presidente em sua rede social.
– Determinei a criação do Conselho da Amazônia, a ser coordenado pelo Vice Presidente @GeneralMourao, utilizando sua própria estrutura, e que terá por objetivo coordenar as diversas ações em cada ministério voltadas p/ a proteção, defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 21, 2020