metropoles.com

Bolsonaro corta participação social em conselho de proteção a crianças

Com as novas regras, nove integrantes serão de ministérios do governo e nove de entidades que atuam na área da infância

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou decreto que diminui a participação da sociedade civil no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), ligado ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, pasta chefiada por Damares Alves. As novas regras reduzem também a quantidade de reuniões e corta gastos com viagens.

Com a mudança, o conselho passou de 14 para nove representantes de organizações da sociedade civil. O Conanda foi criado em 1991 para monitorar políticas e garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes. No cálculo total, os integrantes passam de 28 a 18.

Bolsonaro diminuiu o poder do conselho de tomar decisões e emitir posicionamentos. As alterações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (05/09/2019).

O decreto destituiu os integrantes atuais do conselho e determinou novas regras para escolha dos representantes da sociedade civil. Antes, o Conanda realizava eleição. Agora, será por processo seletivo.

Com as novas regras, nove integrantes serão de ministérios do governo e nove de entidades que atuam na área da infância. Antigamente, a divisão era de 14 a 14.

O número de reuniões ficou reduzido. Os encontros, que eram mensais, passaram a trimestrais. Também estabelece que aqueles que moram fora do DF, e que antes deveriam comparecer ao encontro, participem por videoconferência.

Em nota, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos garantiu que “adotou todas as medidas cabíveis para dar continuidade ao funcionamento do órgão colegiado”.

“O ministério propôs soluções quanto à redução dos gastos públicos, que consistem na participação por meio de videoconferência. Entretanto, a alternativa não foi acolhida pelo conselho. A economia com passagens e diárias representa a preocupação em utilizar o dinheiro público em ações efetivas e que gerem reais transformações nas vidas de crianças e adolescentes do país”, explica o texto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?