Bolsonaro condecora líderes do governo com a Ordem do Mérito
Foram agraciados os deputados Joice Hasselmann (PSL-SP) e major Vitor Hugo (PSL-GO) e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) concedeu aos líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito da Defesa. O decreto que traz homenagem foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10/06/2019).
Foram agraciados os líderes no Congresso, a deputada Joice Hasselmann (
A portaria é assinada pelo presidente Bolsonaro e pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva. Veja a portaria abaixo:
A Ordem Nacional do Mérito é uma condecoração criada para homenagear brasileiros que tenham prestado serviço de destaque ao país, e estrangeiros que, a juízo do governo, sejam dignos da distinção.
A homenagem recebida pelos congressistas é a segunda mais alta no grau da ordem, atrás somente do título de Grã-Cruz.
O mais alto grau da honraria é do presidente da República, Grão-Mestre da Ordem. Ele, sob a forma de decreto, analisa as propostas de admissão, promoção e exclusão de agraciados no grupo.
A condecoração foi criada em dezembro de 1956. Os militares usavam a insígnia nos uniformes. Em junho de 2002, o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, criou o decreto que institui a homenagem.
Em maio, Bolsonaro condecorou mais de 200 pessoas com diferentes graus da Ordem do Rio Branco, entre as quais o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), os ministros da Justiça, Sergio Moro, e da Economia, Paulo Guedes, governadores, militares, parlamentares e o escritor Olavo de Carvalho.
A Ordem do Rio Branco tem o objetivo de “estimular a prática e feitos dignos de honrosa menção” ao “distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas”.